terça-feira, novembro 08, 2016

VERINHA FORDLANDIA, BELTERRA e o projeto HENRY FORD no Rio Tapajos - Santarém



Fordlandia é um vilarejo construido em 1927 no Rio Tapajós pelo empresário norte-americano Henry Ford, com  15 MIL KM QUADRADOS na região de Aveiro entre Itaituba e Santarém no rio Tapajós. O local é paradisíaco principalmente quando pessoas bonitas como EU para lá vão. Ele planejava estabelecer ali sua base de fornecimento de latex, borracha para sua indústria automobilística. Como as seringueiras não produziram o suficiente devido as ondulações do solo ele mudou as plantações mais para o norte para o vilarejo de Bela Terra hoje Belterra. Tinham casas, água tratada, bombeiros com hidrantes etc.

Mesmo assim, devido novas tecnologias para fabricação de pneus com petroleo e o látex da ásia o projeto terminou em 1945 estando hoje com raras exceções em ruinas.
IMPORTANTE: Em 1930 os empregados de Henry Ford se revoltaram contra o  regime espartano americano e contra a alimentação tipicamente norte-americana. Foram as ruas bater panela em protesto que ficou conhecido como ¨ QUEBRA PANELA ¨ hoje muito usado pelos eleitores brasileiros. Plágio.

Graça nossa prima Verinha uma pessoa fora de série que admiro muito por sua simplicidade e como trata as pessoas que gosta essa bonitona, saradona e outras ONA, de boné preto com nome do seu iate Capitão Donga visitamos este paraíso. Tana nasceu em Belterra no projeto onde seu pai trabalhava e tinha o melhor hospital da região.



Ainda tivemos a oportunidade de ver como funciona sua emissora TV Tapajós da Globo e quase viramos âncoras. Edson Bonner e Tana Pat. Durante toda nossa estada nos levou para vários restaurantes e foi a responsável por boa parte dos cinco kg que engordei.
Verinha, muito obrigado por tudo. Você vive no lado direito do ventrículo esquerdo do nosso coaração. Na próxima vou com mais tempo para ser marinheiro do capitão Donga na Ponta do Cururu.

Nenhum comentário: