segunda-feira, outubro 31, 2016

O Valor e o amor da JUVENTUDE SANTARENA

Fui visitar uma prima minha já velhinha que devido uma tragédia da família que não me cabe reportar vive no ASILO SÃO VICENTE DE PAULO em Santarém com ajuda não sei de que parentes que Deus há de Recompensar.
Tem todo o conforto e sempre recebe visitas.
Desta vez foi a minha por estar em Santarém. Fiquei tão bem impressionado que acertei com o coordenador que vou enviar mensalmente uma ajuda, não para minha prima mas para o asilo que vive de doações dos santarenos. Vejam só: Melhor que a ajuda financeira um grupo de jovem criou o PROJETO ENVELHECER e vão para o asilo entreter os velhinhos, ensinar a escrever e cuidar de suas hortas.
Estes são os brasileiros que realmente admiro e espero que ao ler esta mensagem novos jovens se associem e divulguem o projeto e novos doadores se junte.
Muita gente diz que não devemos divulgar o que fazemos. Mas isso só é válido quando o que fazemos é para nos promover. Divulgar boas obras é ensinamento de Cristo quando falou: : ¨ Ide e anunciem as boas obras. Não se coloca uma luz embaixo da cama, mas em um lugar onde todos possam ver ¨. Boas obras são para serem divulgadas. VEJAM O OLHAR DE AMOR DESTA JOVEM PARA O VELHINHO. ISTO NÃO TEM PREÇO.

domingo, outubro 30, 2016

Restaurante PIRACEMA, jantar com João Barconi.

Moro em Recife, e pertencia ao Lions Clube Recife Boa Viagem. Como ambientalista junto com outros Leões fundamos o Lions Cibernético Ambientalista, único mundo nesta categoria.

No movimento Leonístico conheci Elaine e Roberto Barconi que além de companheiros Leões são irmãos Maçônicos.

Seu filho João Barconi veio transferido de Recife para a PF de Santarém e Elaine sabendo que minha família é um batalhão de gente em Santarém pediu para entrosa-lo com eles. Não precisava nem pedir pois dentro do companheirismo de Lions e a irmandade maçônica eu já faria isso pelo nosso sobrinho.
Assim reuni alguns amigos em um jantar, em um dos melhores restaurantes de Santarém o PIRACEMA, onde comi a melhor calderada de Tambaqui da cidade. Vejam o tamanho da costela.

Presentes minha prima Verinha diretora proprietária da TV Tapajós- Globo, Graça Gonçalves do colunismo social do Jornal de Santarém, o melhor blogueiro de Recife EU, mais a metade do PIB de Santarém. Familias cunha, Reça donas do restaurante, um catarinense que felizmente não consigo lembrar nome de homens mas tem o melhor sorvete de Santarém. Vou reportar posteriormente.
Como o restaurante parecia o aeroporto de Congonhas lotados de aviões, também presentes os comandantes Gilmar Zeleti, João do Vale e seus aviões Shirley de Souza, João Valle e Tânia Regina Loureth que vão ler esta reportagem em Lisboa.

Na mesa ao lado dois pilotos e dois aviões que tinha acabado de pousar. Uma noite inesquecível.


             

sábado, outubro 29, 2016

FERRY BOAT TAPAJÓS, SANTARÉM, ÓBIDOS, ORIXIMINÁ.

Antes de reportar esta viagem amazonida que vivi gostaria de definir algumas regras de navegação fluvial. Na amazônia os rios são como a economia brasileira.
Os pequenos entregam suas águas para os médios, os médios para os grandes e o grande rio Amazonas para o grande mar o oceano Atlântico. Assim funciona o povo brasileiro. Os pobres trabalham para classe média, a classe média para a classe A que com a ajuda de políticos corruptos entregam nossas riquezas para o oceano da corrupção política. Quem sobe o rio contra a correnteza, vai próximo a margem onde a correnteza é fraca e que desce vai pelo centro do rio onde a correnteza a favor ajuda sua velocidade.
Os barcos motores, os ferry boats, e as balsas são os Ônibus que ligam as cidades riberinhas. Eu tenho família em Belém, Santarém, Óbidos e Oriximiná e resolvi visitá-los pois já passei dos 70 anos e é bom vê-los e tirar uma fotografia juntos.
Assim saí de Santarém em um ferry boat da Tapajós, atravessei o Tapajós, segui pelo Amazonas e Trombetas passando por Óbidos e chegando em Óriximiná 4,5 horas depois.
Se usarmos os barcos motores saímos de Santarém as 18:00 horas e chegamos no dia seguinte as 06:00 horas da manhã dormindo em redes ou camarotes.
A razão dessa diferença é que os ferry boat possuem dois motores de 550 HP que alem de segurança desenvolvem uma velocidade de 23 knots ou 43 KM/H e vai deixando os outros barcos para trás.

Geralmente quem usa os barcos são as pessoas que querem passar o dia em Oriximiná chegando pela manhã cedo. Assim passam a noite dormindo fazem seus negócios durante o dia e voltando as 18 horas para dormir novamente no barco.

Eu prefiro ir de ferry boat para ir fotografando as paisagens. Por exemplo adoro cachorrinhos e ficava admirando este lindo poodle extasiado com o cenário.



A tripulação era formada pelo comandande Miro, chefe de máquina, Edno Patrício, e marinheiros Abrão e Elimar.


ESTAREI POSTANDO FOTOS DOS RIOS EM SEPARADO.
 
    

quinta-feira, outubro 27, 2016

Dona Maria do Carmo, as Cuieiras e o Meio Ambiente.

Dona Maria do Carmo plantou umas Cuieiras na calçada de sua casa em Santarém do Pará. Na sua rua é a unica. Assim todo dia senta na calçada de sua casa para tricotar a sombra das cuieiras sem se importar com o sol forte e o calor. Além da sombra as cuieiras dão frutos cuias que servem para tomar tacacá e outros usos.


Se todas as pessoas pensassem como dona Maria o mundo seria bem melhor. Ao invés de destruir o meio ambiente é o melhor conviver com ele melhorando. Conversa vai conversa vem se descobriu que dona Maria do Carmo é parenta de minha esposa.
PARABÉNS DONA MARIA DO CARMO

Santarém, LA XINXA excelência em Lazer, culinária e Meio Ambiente

Na estrada Santarém Curuauna, no Bairro do Mararu e do Diamantino está localizado no IGARAPÉ DO DIAMANTINO um local super agradável para relaxar e comer bem. É o já famoso Restaurante e Balnearo LA XINXA.
A água nasce no próprio local de uma bonita fonte onde fica assegurada sua permanente qualidade. Ao longo do igarapé do Diamantino foram feitas várias piscinas e quiosques onde se reunem crianças,

adultos e pessoas da minha idade para saborear os diversos pratos, especiamente o tambaqui assado com camarão.

Também se pode dormir ou se embalar nas redes. Idoso tem preferência. Quanto mais branco o cabelo, mais barato. Careca idoso não paga, rsrsrsrsrs










Fazer cafuné no marido ou namorado é permitido desde que não haja abuso.

OS PROPRIETÁRIOS LU E XINXÃO AGRADECEM A PREFERÊNCIA ANTECIPADOS.



   

domingo, outubro 23, 2016

Bar e Restaurante Mascote em Santarém, Costelas de Tambaqui ao forno.

Que vem a amazônia não pode deixar de conhecer a riqueza de sua culinária pois é a Oitava Maravilha do Mundo. Fui a Orla e aproveitei para ir ao BAR E RESTAURANTE MASCOTE.
Na hora do almoço fomos para o bar e Restaurante Mascote que existe desde 1934 quando ainda não era nascido. Fomos recebido pela neta do velho Mechedes de nome ângela.  
Pedimos uma costela de tambaqui ao forno com arroz, farofa e pimenta de cheiro e farinha do Cucurunã. Fomos recebido pela neta do velho Mechedes de nome ângela.



Fomos ao local onde existia o velho trapiche onde meu pai trabalhou toda sua vida que é hoje um centro turítico da Orla.
  











Como o rio está secando os ¨ônibus dos rios¨ barcos de tranporte fluvial estavam ancorados na praia

sábado, outubro 22, 2016

DIRETORIA SANTARÉM - CBL - CENTRO DE BELEZA LINDALVA

Estou em Santarém e fomos convidados para um jantar no Restaurante NOSSA CASA  onde se reune um grupo de amigos da quarta e terceira idade, adultos e teenage Dream.



Como não sabia como o pessoal ia vestido falei para Tana: ¨ Em sociedade é melhor pecar por excesso do que por falta ¨  vamos bem aparelhados. Assim aumentamos o faturamento do CBL - CENTRO DE BELEZA LINDAVA. Eu iniciei fazendo uma TOCA, nos 145 cabelos que ainda tenho na cabeça.
Depois encontrei uma linda santarena que toda vez que venho aqui não LARGA DO MEU PÉ. Confira na foto. Continuei a esquecer a crise e mandei depilar as orelhas onde ainda tenho muito cabelo.






Uma muito linda TEENAGE, minha companheira de toca,  parecia não acreditar no que via e escondia com a mão o seu sorisso.





Não satisfeito fui para a sala de limpeza de pele e caprichei no rosto. Ainda deu para tirar um cochilo e não sei se a esteticita abusou de mim.



EU RECOMENDO ESTE CENTRO. SÃO PROFISSIONAIS, AMÁVEIS, ALEGRES E DEDICADOS. A PROPRIETÁRIA LINDALVA É ESPOSA DE UM DOS MEUS AMIGOS DE SANTARÉM






VALEU O INVESTIMENTO. TANA FOI ELEITA A MAIS BONITA E ELEGANTE E EU O DIRETOR CARECA MAIS CHARMOSO

DIRETORIA encontro com Tana e Edson no Nossa Casa

Em primeiro lugar, mil desculpas ao companheiros da DIRETORIA  por ter reportado tão significante e agradável encontro-jantar no excelente restaurante NOSSA CASA atrasado.
Tive problemas no meu note book.
Amigos de dezenas de anos se encontraram para recordar aquilo que não volta mais, mas que serviu para formar nossa sapiência e sabedoria de hoje. Segundo o Data Folha as três mais elegantes foram Graça Gonçalves, Meu avião Tana e a prima Verinha.
Presente a metade do PIB de Santarém, Graça Gonçalves de Comunicação Social do Jornal de Santarém, a força da comunicação da TV Globo com sua afiliada a TV e Rádio Tapajós, Médicos como Rui Alho o único ginecologia que papai permitia que examinasse mamãe desde que acompanhada de suas três filhas mais velhas, Rui Correa que continua um jovem e sua família que são tão lindas que o chamei de comandante e engenheiro aeronáutico por ter uma esposa linda que justificou o nome de comandante e duas lindas filhas que justificou engenheiro aeronáutico, pois como hoje se diz são três lindo aviões.
Aliás o restaurante parecia o aeroporto de Congonhas com os controladores de vôo em greve, e lotado de aviões. Presentes Roberto Vinhote, Paulinho Andrade, Iolanda Cardoso Reça e outros diretores. A ausência notada foi do presidente da OAB Birinha. Foi uma noite inesquecível.
Também no Nossa Casa um grupo de Catarinenses da IGREJA DA PAZ.
              EU RECOMENDO O LÁ EM CASA.                

terça-feira, outubro 18, 2016

ACADEMIA DA CIDADE DE SANTARÉM

Sou Santareno e moro na praia de Boa Viagem Recife. Na praia existe academias da cidade ou particulares. Quase sempre dou uma malhada com eles. Assim sou conhecido como ¨Coroa Saradão¨.
Dia 17/10/2016 fui com minha irmã Sônia e minha esposa Tana visitar o Parque e ficamos encantado com o verde e a quantidade de opções naturais do Parque para exercícios ritmicos, caminhadas e encontros de amigos para bate-papos.

Sob o comando de um Personal Trainer bem animado a moçada botava para quebrar ou malhar tentando alcançar o objetivo máximo da ¨BARRIGA DE TANQUINHO¨ ou simplemente melhorar sua saúde.
Ainda tive a felicidade de encontrar depois de 54 anos meu colega Elinaldo que fizemos um curso para professor de educação fisica juntos em 1964 e sua esposa Amélia desculpe digo professora América.
Para finalizar dei um abraço na onça domesticada do Parque chamada ¨Marcela¨ que ficou encatada com o beijo que lhe dei. Onça é como mulher com carinho e jeitinho elas ficam mancinhas.