terça-feira, janeiro 18, 2011

TRAGÉDIA SERRANA NO RIO NÃO FOI A MAIOR DO BRASIL


Muito se tem falado quais seriam as " causas " desta grande tragédia na região serrana do Rio. Nas grandes tragédias é comum aparecerem grandes experts dando democraticamente sua opinião depois do acontecido. Eu sabia!!! Eu sabia !!! Gostaria de lembrar ao pessoal da terceira idade e informar para os mais jovens, que em   " março de 1967 " no terceiro ano do governo militar, nos morros de Caraguatatuba no litoral norte de São Paulo, devido aos mesmos  deslizamentos de terra, sob fortes chuvas, aproximadamente "3.000 pessoas ( 33% da população )" ficaram sem suas residências e 436 cidadãos morreram " .

 Na minha opinião, espero não provocar discussões entre políticos cariocas e paulistas pelo primeiro lugar, essa tragédia foi muito maior que a do Rio, levando em conta a população da época. Por sorte, para uma análise mais objetiva das causas destas tragédias, naquele tempo, o desmatamento na Amazônia era muito pequeno em relação ao de hoje e as hidrelétricas de Itaipu ( 1975-1982 ), Itaparica, Xingó e Tucurui, não tinham sido construída pois com certeza seriam apontados como a causa do problema.
Eliminando estas causas fica uma que está presente em todas as tragédias como o alagamento semanal de São Paulo, reveillon do Rio em Angra, enchentes em Pernambuco e Alagoas etc...etc...etc. Na minha opinião a causa principal é o " Bicho Homem ", que faz desmatamento nos morros, nas encostas das serras para construção de habitações desordenadas. O desmatamento da mata ciliar dos rios com o acúmulo do lixo jogado provoca açoreamento.

Tudo isso escrito que foi escrito pode ser resumido assim: Falta de total responsabilidade, competência, vergonha e honestidade da maioria de nossos políticos e autoridades constituida.

- Se um mineirinho da roça, já sabia que:  " Fogo de morro acima, "água de morro abaixo" e mulher quando quer trair, ninguém segura ", como explicar a ignorância de nossas autoridades ???

Nenhum comentário: