Este blog é um hobby, sem finalidade lucrativa. Seu principal objetivo é promover Educação Ambiental, mas também tem a finalidade de levar aos leitores um pouco de conhecimento, sócio ambiental, sócio econômico do Brasil de maneira simples. Gosto de mostrar coisa boas que vi e aprendi em minhas viagens pelo Brasil e pelo mundo de maneira alegre e com bom humor. O resto virá, como Cristo falou, por acréscimos.
domingo, janeiro 23, 2011
OPERAÇÃO POLUIÇÃO VISUAL DA PCR SEM VISUAL DE SEGURANÇA
Passei dois meses em São Paulo e no retorno ao Recife tive a desagradável surpresa de saber que o painel que descreve a história da implantação do Parque dos Coqueiros foi retirado sob alegação de estar causando poluição visual. Esta informação me foi dada pelos meus arapongas do PCBV. Duas informações entretanto precisam ser esclarecidas:
PRIMEIRA - O Parque dos Coqueiros foi implantado com a permissão e parceria da PCR que é a gestora da praia. Em 2006 uma pessoa que não se identificou por direito de Lei, solicitou ao MPF que o projeto fosse embargado e que eu tinha 15 dias para " remover a obra ". Remover a obra, significa que era para arrancar os coqueiros e retirar as placas com as placas mensagens. Após alguns esclarecimentos, o SPU informou que a PCR era a gestora da praia e que caberia a ela na requalificação da orla decidir o que seria feito. Sempre tive um bom relacionamento com PCR e de comum acordo ficou decidido que as 172 placas mensagens seriam retiradas e colocados dois paineis explicando como o PCBV tinha sido implantado, para que servisse como exemplo de educação ambiental. Em 27/12/2008 a EMLURB colocou no local um dos dois painéis prometidos.
SEGUNDO - Sem entrar no mérito se a placa, que estava bem deteriorada, e/ou a posição da placa causavam poluição visual pois não sou experts nesta materia, gostaria de denunciar um crime da equipe que fez esta remoção.
Ao chegar no PCBV, recebi reclamações do grupo do CRA, que eu era um irresponsável porque tinha mandado serrar os suportes do painel para recuperá-lo e tinha deixado duas bordas cortantes que já tinha causado algumas pessoas. Na hora se encontravam vários turistas paranaense e a esposa de um deles cortou o pé ao tirar fotos do local.
Pergunto então à PCR:
- Por que o painel foi realmente retirado???
- Se o painel causa poluição visual porque a PCR o colocou lá. A equipe de arquitetura da PCR que o projetou é incompetente ???
- Qualquer fiscal da Dircon sabe que o painel,o cocão e as placas dos tubarões são os mais fotografado da Praia.
- Tenho um livro de registro com centenas de impressões de turistas que visitam a Praia com rasgados elogios ao Parque.
- Aguardo um pronuciamento oficial da PCR.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário