terça-feira, janeiro 25, 2011

OPERAÇÃO POLUIÇÃO VISUAL DA PCR SEM SEGURANÇA

Passei dois meses em São Paulo e ao retornar ao Recife tive uma supresa desagradável ao ver que o painel onde está escrito a  história da implantação do Parque dos Coqueiros foi retirado sob alegação de estar causando poluição visual.
PCBV - Parque dos Coqueiros de Boa Viagem foi incluido no projeto de requalificação da Orla e a PCR colocou este Painel com uma mensagem educativa ambiental, exemplo de cidadania a ser seguido. O design do painel e a mensagem foram projetados e criados, pela PCR durante dois anos. Não vou entrar no mérito se o painel ou a sua posição causam poluição visual , pois não sou experts nessa matéria, nem quero criar polêmica na PCR entre a equipe que o projetou e implantou na praia e esta que acha que é um poluente visual. Basta a polêmica dos dois Joãos.


Dois fatos porém precisam ser esclarecidos:

PRIMEIRO:
Ao invés de arrancar as bases do suporte, talvez por ser mais rápido, serrou os canos que suportavam o painel deixando duas bordas cortantes enferrujadas que já causaram acidentes, pois o local é muito movimentado por adultos e crianças. ( vide foto) No final de semana uma senhora que estava com um grupo do Paraná, se acidentou e fez questão de deixar seu protesto em foto e no livro de registro.

SEGUNDO: Gostaria que a PCR me respondesse as seguintes perguntas:

- Qual foi a real causa da retirada do painel. Poluição visual, engano da equipe ou outra???
- Se o painel causa poluição visual porque a PCR o colocou lá. Quem é que entende de poluição visual: Quem projetou e instalou??? Ou quem retirou??? Será que é briga de equipes dos dois Joãos???
- Qualquer fiscal da Dircon sabe que o painel, o cocão e as placas dos tubarões são os assuntos mais fotografados na praia. Turista fotografa algo que causa poluição visual???
- Tenho um livro registro de presença de visitantes-turistas com centenas de impressões de turistas não recifenses (para evitar elogios ou criticas políticas), que visitam a Praia. São centenas de elogios documentados de que o PCBV é o local mais bonito e agradável da praia.

Um comentário:

Valter Azevedo disse...

Uma pena realmente. Espero que revejam essa decisão.

Valter