sábado, janeiro 01, 2011

ORIGEM DOS NOMES DOS ESTADOS BRASILEIROS

Você sabe a origem do nome do seu estado??? Se não, vejam as dicas do Edson Campos, o Guru das boas notícias em 2011.

01. ACRE - O estado do Acre pertencia à Bolívia, até 1903, quando através de um tratado se tornou brasileiro  tornando-se um território federal e depois em 1962 elevado à estado. A origem de seu nome tem muitas controvérsias. A mais aceita é que veio de áquiri, uma touca de penas usada pelos índios Munducurus.

02. ALAGOAS - É derivado dos inúmeros lagos e lagoas existentes no estado.



03. AMAPÁ - A origem do nome tem três versões. A primeira veio da lingua tupi, que significa lugar da chuva. Ama (chuva) e Paba (Local). A segunda se refere ao nome de uma árvore comum na região chamada Hancórnia Amapá. A tradição diz que o nome teria vindo do Nheengatu - terra que se acaba, em um dialeto tupi, devido ao fenômeno das terras caídas nas ilhas amazônicas. 

04. AMAZONAS - Veio de Amazõn que significa mulher guerreira. Nome dado pelo espanhol Francisco Orellana que em 1541 ao chegar a região teve que lutar com lindas mulheres guerreiras comparadas com as Amazonas Gregas.
PS - Apesar de ser considerado uma lenda acabei casando com a mais belas das amazonas com quem vivo até hoje. Notem que as cores da bandeira do Amazonas são parecidas com a dos USA. No caso de internacionalização não precisa mudar.

05. BAHIA - O nome veio do acidente geográfico ou da Baia de Todos os Santos, onde atracou uma esquadra portuguesa em 01/01/1501 no dia de todos os santos.
PS - A razão de existir " H " no nome da Bahia estado e não existir em baia acidente geografico, para mim foi porque a letra " H " lembra uma cadeira que lembra descanso que lembra vida mansa. Baiano pensa em tudo.

06. CEARÁ - Vem de ciará ou siará em tupi canto da jandaia um pequeno papagaio grasnador.


07. DISTRITO FEDERAL - Significa aquilo que provém da terra brasileira. Nome sugerido por José Bonifácio em 1823.

08. ESPÍRITO SANTO - Nome dado pelo donatário Vasco Coutinho que  desembarcou na capitania no dia 23/05/1535, dia do Espírito Santo.

09. GOIÁS - Veio dos índios Guiás, palavra que significa pessoas da mesma origem.
PS. Até hoje ninguém me explicou porque lá tem tanta mulher bonita. Uma das explicações é que os bandeirantes chegaram lá no final do seculo XVI.

10. MARANHÃO - Há muitas controvérsias na origem do nome. A primeira é que tenha vindo do nheengatu "mara-nhã" ou do Tupi "mbarã-nhana"  ou " pára-nhanã ", que significa " rio que corre ". Outra que teria vindo de  cajueiro, árvore abundante na região, que em espanhol é chamada de " marañon " .
PS. Acredito que para acabar com essas controvérsias poderia ser feito um plebecito é mudava-se o nome para " Sarneynhão ".

AGUARDEM OS DEMAIS ESTADOS.   

Nenhum comentário: