sábado, fevereiro 18, 2012

Projeto Neem, uma planta medicinal e pesticisda natural, do Recife para o Brasil

Existe um princípio Evangêlico que diz que: "Não sáiba a mão esquerda o que faz a sua direita " ou seja de nada vale a caridade quando feita para se promover ou se mostrar. Porém existe outro tão importante quanto que diz: "Ide e pregai as coisas boas, para que sejam conhecidas e sirvam de exemplo, pois não se coloca a candeia embaixo da cama mas num local onde todos vejam", ou seja as coisas boas tem que ser divulgadas para que sirvam de exemplo.
Ramiro Machado, uma mistura de catarinense, gaúcho e pernambucano tem dedicado boa parte de sua vida ao meio ambiente com um amor fora de série. Como Companheiro Leão do Lions Clube de Boa Viagem onde já exerceu o cargo de governador do distrito LA-3 ( AJU, AL, PE ), fundou o Lions Recife Cibernético Ambientalista, do qual sou presidente, e o LMA - Legionários do Meio Ambiente já com quase mil legionários.
A agora partiu para a implantação do Projeto Neem em todo Brasil, com a Árvore Mãe em Boa viagem. No dia 15/02/2012 Ramiro do Lions Boa Viagem, Edson Campos e Rodrigo Machado ( Macae-Rio) do Lions Cibernético Ambientalista deram o start-up no Projeto NEEM de sua autoria, com o plantio da primeira muda em Boa Viagem. 
Leia abaixo o que é o projeto e divulgue. 
Projeto Neem - O Lions Clube Recife Cibernético Ambientalista, o Lions Clube Recife Boa Viagem e a Legionários do Meio Ambiente, juntos sob o interesse comum de promover a conscientização ambientalista no que se refere à plantio de árvores , resolvem de comum acordo a fazer uma campanha de incentivo ao reflorestamento, através de um projeto de produção de 5.000 mudas de árvores de NEEM, e o seu respectivo  plantio, em qualquer parte do território nacional.

- Execução do projeto:
1) Todas as mudas serão produzidas pelos frutos da árvore mãe, foto, que foi plantada em 2007 na Praça Lions Boa Viagem, em Recife PE;
2) ) As mudas serão adotadas por padrinhos que se encarregam de transplantá-las e acompanhar seu crescimento até os 4 anos da data do plantio;
3) Um mesmo padrinho poderá adotar uma ou várias mudas de acordo com sua capacidade de plantio; 3) Um mesmo padrinho poderá adotar uma ou várias mudas; 4) Os padrinhos serão cadastrados na Central de Produção e Distribuição de mudas para efeito de controle do desenvolvimento da planta; 5) Cada muda de NEEM receberá um registro de identificação que além do numero de controle, informa também , sobre o nome do padrinho, data de entrega, local e data de plantio; 6)O Padrinho se comprometerá a registrar com foto, o momento do plantio; 7)Pessoas que possuem habilidades no trato com a terra, poderão receber sementes, e orientação para colaborar na produção de mudas; 8) A execução do projeto não está limitado no tempo e sim na meta de 5000 árvores:
- Produção de mudas - A produção de mudas fica por conta da Central de Produção e Distribuição Neem. Caso alguém mais, tenha possibilidades e interesse em produzir mudas para posterior distribuição, segundo as regras deste projeto, receberá da Central de Distribuição, orientação técnica, sementes e saquinhos plásticos para receber a terra adubada;
- Pedidos de mudas - Os interessados em receber mudas para plantio em área própria ou de terceiros, ou em Praças e Jardins Públicos, desde que voluntariamente assumam as responsabilidades de padrinhos, favor entrar em contato com o Coordenador Geral, para as devidas providências
- Sugestões - Somos receptivos a idéias e sugestões que visem o aperfeiçoamento da idéia básica.
- Informações adicionais: 
Coordenador Geral
CL Ramiro Machado
3341-6658 ou 9295-7516
raioma@hotmail.com.br
CL Edson Campos e Silva - Lions Cibernético Ambientalista
(81) 3465-2535, 9972-1110 - edsoncamposesilva@globo.com
CL Roberto Barconi - Lions Boa Viagem
(081) 3465-5320 barconi@br.inter.net

- Histórico do Neem - Na busca de alternativas para o combate das pragas, visando a melhoria do meio ambiente, redução de custos e vida saudável, surge como opção a árvore NEEM, e seus derivados. O NEEM, é uma árvore originária da Índia, sendo nativa da região de Burna e das zonas áridas do sub-continente indiano e sudoeste asiático. Nessas regiões o NEEM, é considerado uma planta medicinal de relevante importância pêlos seus efeitos positivos junto à saúde das PLANTAÇÕES, ANIMAIS E DO PRÓPRIO HOMEM, pôr já estar sendo cultivada há muitas décadas nas zonas áridas da Ásia – na Índia, crescem naquele país hoje, aproximadamente - l8 milhões de pés de NEEM. A árvore tem sido levada para outras regiões quentes do planeta como o Oeste da África, uma vez que se adapta bem às zonas tropicais úmidas com altitude de 800 metros, além da qualidade de fazer sombra. Ela é cultivada desde a ponta do Kerala até o Himalaia, em regiões tropicais e subtropicais. Agora está sendo plantada em pelo menos 30 países, principalmente naqueles ao longo da costa sul do deserto do Saara, onde se tornou um importante fornecedor de combustível e madeira.Na América Latina foi trazida no século passado, em projetos específicos junto aos governos de países como Nicarágua, Honduras, Cuba, Venezuela e República Dominicana. No Brasil, o NEEM chegou em l993, pôr iniciativa da Empresa Brasileira de Pesquisa - EMBRAPA, -visando a viabilidade em razão de seu rápido crescimento e a sua resistência excepcional à seca ,o que a torna propícia ao clima tropical brasileiro. Na América do Norte do Norte e Europa o NEEM não se desenvolve, pôr causa do frio , o que ocorre também no Brasil, nos estados do Sul. O NEEM é uma árvore para resolver problemas globais. O NEEM tem vida útil de até 200 anos e é uma árvore que pode ajudar a todos, pois provavelmente é a única melhor fonte bío pesticida existente com propriedade bacteriana. É anti - virótica e anti - térmica. Na verdade, esta árvore tem servido como um dispensatório nas áreas rurais. Oferece um controle efetivo dos insetos que causam perdas na agricultura. Várias partes da árvore tem sido usadas na Índia, há vários milênios, o que a torna -uma árvore polivalente. Seu nome científico é – AZADIRACHTA INDICA A JUSS. Da família das Maliaceas - depois de um ano já pode ter altura de 3 a 4 metros, vindo a atingir em sua idade adulta – depois de 9 anos - até 20 metros de altura pôr 2.5 de circunferência. Em torno de 3 a 4 anos começa a florescer produzindo frutos que têm formatos de azeitonas. A distribuição de seus galhos formam coroas de até 05 m de diâmetro.
Pesquisadores descobriram que o Neem age tanto na área de pesticidas como na área medicinal. Descobriu-se que suas sementes e folhas combatem mais de 200 espécies de insetos, pragas baratas, traças, pulgões dentre outros. A árvore é provavelmente a única e melhor fonte de bio-pesticida existente. É um presente de Deus, isto é, um árvore que pode ajudar a todos. Surpreendentes propriedades de cura têm sido atribuídos ao Neem pôr antigos escritores sanscritos. Na verdade, a árvore tem servido como um dispensário nas áreas rurais e assegurou um lugar na farmacopéia indiana. Devido a efeitos colaterais provocados pôr pesticidas sintéticos, a tendência é o uso de um pesticida natural.
Cientistas modernos estão encontrando mais e mais usos para esta notável árvore. As sementes, a casca e as folhas contém comprovada combinação de uso anti-séptico, anti-viral, antipirético, antiinflamatório, antifúngico e contra a úlcera. Embora estudos importantes para provar conclusivamente a eficácia do Neem sejam limitados pela carência de financiamentos e pela falta geral de conhecimento sobre a árvore no ocidente, estudos preliminares propõem usos fascinantes para o Neem.
A Alemanha em parceria com a República Dominicana, desenvolveu um plano de plantio do Neem, voltado para o pequeno produtor, que resultou na Fundação Agricultura e Meio Ambiente. Toda matéria prima colhida, é absorvida pela indústria alemã, que a utiliza na fabricação de artigos de higiene e medicinais. Cuba desenvolve um grande plantio, já tendo alcançado a taxa de 30% de inseticida natural em uso no País, derivado do Neem. Toda a Europa principalmente a França já pesquisa há mais de duas décadas a utilização do Neem. O Japão também tem demonstrado grande interesses pelas potencialidades desta árvore. Atualmente o Neem está sendo muito divulgado e cultivado no Brasil. Passaremos a seguir, a descrever sobre todas as partes desta maravilhosa árvore e
suas utilizações específicas.
- FLORES - As flores da árvore NEEM, são de cor branca, pequenas e bissexuais. Nascem em cachos e seu aroma se assemelha ao do mel, razão pela qual atraem abelhas, sendo interessante para apicultura. Seu sabor é amargo.
- FRUTOS E SEMENTES - Com aproximadamente 2 cm de cumprimento, seu polpa é macia, de forma elíptica, isto é ovalada, que depois de madura apresenta uma polpa amarela adocicada. Esta polpa suave envolve o grão que depois de seca ou despolpada são amargos e acres, de cor marrom, com l,5 cm de cumprimento. A polpa da fruta do Neem é uma base promissora para a geração do gás metano e também pode servir como uma rica fonte de carboidratos para outras fermentações industriais. A árvore NEEM começa a produzir frutos somente após o terceiro ano de vida e torna-se complemente produtiva aos l0 anos. Daí em diante pode produzir até 50 kg de frutos pôr ano. Os pássaros ajudam na semeadura natural do NEEM, pois são atraídos pelo seu gosto adocicado.
- FOLHAS - De sabor amargo, são macias com cheiro agradável. As folhas de Neem, mantidas entre roupas de lã ou de sedas dobradas, as protegem de insetos e traças, servindo também ao combate da mosca do chifre nos bovinos.
- CASCA - É amarga, contendo l4% de tanino. Produz uma fibra grossa e forte, que entrelaçadas, transformam-se em cordas nas vilas da Índia. São matéria prima para fabricação de pasta dental.
- RESINA - A resina produzida pela árvore NEEM, contém muitas proteínas. É possível usa-la como um aditivo alimentar e é amplamente usada como cola na Índia.
- GALHOS - Quase sempre permanecem cheios de folhas, exceto durante forte seca, quando as folhas podem cair. Após a queda vem a florada e nascem novas folhas.
- MADEIRA - As propriedades da madeira do NEEM se parecem com as do mogno. É relativamente pesada. Quando é cortado do pé propaga um forte cheiro. Embora seja fácil de serrar, trabalhar, polir e colar, deve antes ser secada com cuidado pois geralmente se parte e empena. É uma madeira boa para construções e amplamente usada na fabricação de carroças, ferramentas manuseáveis e implementos agrícolas. É também comum o seu uso na fabricação de móveis. É raramente atacada pôr formigas brancas e é resistente ao cupim.
- COMO SE PLANTA UMA ÁRVORE NEEM - A árvore NEEM não é exigente quando plantada nas regiões áridas ou semi áridas uma vez que seu crescimento não demanda da fertilidade do solo, no entretanto, se plantada em terreno de cultura, obtém-se melhores frutos. Crescendo nas condições mais adversas, pode agüentar secas e altas temperaturas. O NEEM se desenvolve com até 500mm de precipitação anual (chuvas). O topo das colinas e as terras desertas pôr exemplo ou ladeiras com erosão, são tão adequadas ao plantio como as planícies pedregosas ou solos lateríticos (terra roxa). A árvore NEEM pode ser usada em avenidas para embelezar ruas, em campos, e pode ser também combinada em plantios mistos junto a árvores frutíferas ou culturas de mandioca, arroz, feijão-guandu, milho etc... As sementes devem ser as mais frescas possíveis para se conseguir uma boa germinação. Recomenda-se a instalação de viveiros, colocando as sementes em sacos plásticos, bandejas com tubetes ou outros recipientes para depois fazer o plantio definitivo no campo, o que deverá ocorrer três meses depois, observando para que não falte umidade. Quando se utiliza sacos plásticos, não se deve deixar que as plantas se desenvolvam muito, pois suas fortes raízes verticais passam para o solo e torna-se necessário cortá-las para que possam ser transplantadas, o que debilita muito as árvorezinhas e as fazem crescer lentamente. Para reflorestamento, a fim de se utilizar a madeira para indústria em geral, é necessário o plantio em no máximo até 4 metros de distância uma cova da outra. Para semente a partir de 5x5 metros. Estas covas devem ser profundas com um diâmetro maior. Se necessitar de adubação utilize o adubo orgânico (3 kg ou mais pôr cova) , misturando à terra antes retirada do buraco. Depois de plantada o NEEM não requer nenhum cuidado especial a não ser o combate à formiga que no principio do crescimento é o seu maior predador. Se não faltar água durante o “pegamento” a planta se desenvolverá normalmente. A árvore NEEM precisa ser podada a partir do 6º mês, a fim de que cresça ereta, o que resultará num maior aproveitamento da madeira e da semente. Quando adulta a poda deve ser feita sempre depois da colheita dos frutos.
O NEEM se desenvolve melhor e produz mais quando pode crescer em lugares abertos, onde receba muita luz e onde não haja nenhuma interferência de outras árvores que possam competir com ela, ou projetar-lhe sombra.
Como dispõe de um sistema de raízes adaptadas a lugares secos, a árvore NEEM tem seus problemas quando plantada em solo muito úmido. Não plante NEEM em lugares encharcados, seu crescimento será muito mais lento, e produzirá pouca semente.
- EXECUÇÃO DO PROJETO:
1) Todas as mudas serão produzidas pelos frutos da árvore mãe,( foto acima) justamente a que foi plantada em 2008 na Praça Lions Boa Viagem, em Recife PE em 2007;
2) ) As mudas serão adotadas por padrinhos que se encarregam de transplantá-las e acompanhar seu crescimento até os 4 anos da data do plantio;
3) Um mesmo padrinho poderá adotar uma ou várias mudas de acordo com sua capacidade de colocação na terra;
4) Os padrinhos serão cadastrados na Central de Produção e Distribuição de mudas para efeito de controle do desenvolvimento da planta;
5) Cada muda de NEEM receberá um registro de identificação que além do numero de controle,
informa também , sobre o nome do padrinho, data de entrega, local e data de plantio;
6)O Padrinho se comprometerá a registrar com foto, o momento do colocação na terra;
7)Pessoas que possuem habilidades no trato com a terra, poderão receber sementes, e orientação para colaborar na produção de mudas;
8) A execução do projeto não está limitado no tempo e sim na meta de 5000 árvores:
- PRODUÇÃO DE MUDAS
A produção de mudas fica por conta da Central de Produção e Distribuição Neem.
Caso alguém mais, tenha possibilidades e interesse em produzir mudas para posterior distribuição, segundo as regras deste projeto, receberá da Central de Distribuição, orientação técnica, sementes e saquinhos plásticos preto para receber a terra adubada;
- PEDIDOS DE MUDAS
Os interessados em receber mudas para plantio em área própria ou de terceiros, ou em Praças e Jardins Públicos, desde que voluntariamente assumam as responsabilidades de padrinhos, favor entrar em contato com o Coordenador Geral, para as devidas providências
- SUGESTÕES.
Somos receptivos a idéias e sugestões que visem o aperfeiçoamento da idéia básica.

Coordenador Geral
CL Ramiro Machado
(81)3341-6658 ou 9295-7516
raioma@hotmail.com.br
CL Edson Campos e Silva - Lions Cibernético Ambientalista
(81) 3465-2535, 9972-1110
CL Roberto Barconi - Lions Boa Viagem
(081) 3465-5320









3 comentários:

Anônimo disse...

tenho 3 arvores de neen indiano em casa,sei que suas raizes são verticais,mas,não existem as secundarias,que podem danificar cano e esgotos?Se forem horizontais? Sou de Campina Grande e a arvore de 2 anos esta linda,me doi se for preciso corta-la.

Unknown disse...

Ouvi falar que as folhas do Neen servem para combater carrapatos em cães e o mosquito transmissor da Leishmaniose entre outras pragas, gostaria de ter uma árvore dessas em minha casa mas não possuo espaço para tanto.

Anderson disse...

Já se sabe que o NEEM é muito prejudicial para a flora brasileira! Não disseminem esta árvore, que não é nativa! Não destruam a nossa flora e consequentemente a fauna!

http://www.painelflorestal.com.br/noticias/ceara-ambientalistas-se-movimentam-e-alertam-contra-cultivo-do-nim-indiano