quinta-feira, dezembro 09, 2010

CAIU MAIS UM CACIQUE DO NORDESTE - 1987 A 2010


Conheci três cacique políticos no nordeste: ACM, Sarney e Tasso Jereissati. ACM caiu, sarney também, pois para se eleger senador teve que ir para o Amapá e agora cai Jeressati. Tasso era filho do senador Carlos Jereissati é um líder empresarial que governou o Estado do Ceará em três gestões: 1987/1990, 1995/1998 e 1999/2002. Em 2002 se elegeu senador. Em 2010 pela primeira vez perdeu uma eleição não conseguindo se re-eleger senador após 23 anos no poder. Decepcionado, declarou que não mais disputará cargos públicos.

Como todo político, seu patrimônio cresceu muito no período que esteve na política. Ele é diretor de um mega grupo empresarial e casado com a filha de Edson Queiroz outro grande empresário cearense. Seu império é diversificado e começou com shopping centers(Center Um, Iguatemi etc), passando por telefonia móvel e fixa(telemar, OI etc), Call Centers, setor imobiliário e muitos outros negócios. 

Seus governos foram marcados por grandes obras e melhoramentos no Ceará. Açude Castanhão, Complexo Portuário do Pecém, Aeroporto Internacional, Canal da Integração etc. O melhor deles foi entre 1987 e 2002 quando a ONU reconheceu que o Ceará foi o estado brasileiro que mais melhorou o seu IDH -  Índice de Desenvolvimento Humano, com 97% das crianças dos 7 aos 14 anos dentro da escola. Infelizmente o Tiririca ficou fora. Em seu último discurso no senado, Tasso como sempre não poupou Lula, dizendo que ele decepcionou o país. Não concordo porque a aprovação de Lula e de seu governo é recorde no Brasil ao deixar a presidência. A causa de sua revolta, foi que Lula apostou que deixaria Jeressati sem mandato em 2010. Definiu que a base aliada teria dois candidatos a senador no Ceará, os deputados federais, Eunício Oliveira e José Pimentel, que sendo eleitos por 75 % dos votos acabaram com o espaço de Tasso. As brigas internas do PSDB foram a gota d`água para selar sua derrota. Duvido que Tasso abandone a política. O poder embriaga a alma. 

Nenhum comentário: