domingo, março 13, 2011

CIDADANIA BRASIL VERSUS ARGENTINA

Dizem que os argentinos se julgam superiores aos brasileiros. Existe até a piada, que em psiquiatria o caso mais dificil de ser tratado, é do argentino com complexo de inferioridade. Apesar de só estar aqui em Buenos Aires há duas semanas, já testemunhei alguns fatos que na prática mostram que existe alguns fundamentos nessa afirmação de cidadania superior de nossos hermanos argentinos. Por exemplo:
- Nos ônibus, em Buenos Aires, não existem cobradores. A passagem custa $ 1,25 pesos, ( R$ 0, 65 ) que só pode ser paga em moedas. Você as coloca na caixa registradora, dentro dos ônibus, que emite automaticamente o recibo com o troco. Você não precisa mostrar o recibo para ninguém quando desce do ônibus. Todos pagam: Jovens, adultos, idosos e até os parentes dos políticosTodos pagando e com a redução de custo do cobrador a passagem é mais barata. No Brasil não precisa explicar!!!

- Estou morando ao lado do Paseo Alcorta Carrefour. Expliquei, com meu portunol, ao supervisor, que morava no prédio colado ao supermercardo. Para minha surprêsa ele disse que eu podia levar o carrinho do carrefour até minha casa e devolvê-lo em seguida sem que eu apresentasse um único documento. No Brasil não precisa explicar!!!
Infelizmente, aquilo que julgamos ser um preconceito argentino, tem muito de verdade.

Nenhum comentário: