sábado, dezembro 31, 2011

ONGs no Nordeste e na Amazônia


ONGs são as Organizações Não Governamentais (sem fins lucrativos), que atuam no terceiro setor da sociedade civil. Estas organizações, de finalidade pública, atuam em diversas áreas, tais como: meio ambiente, combate à pobreza, assistência social, saúde, educação, reciclagem, desenvolvimento sustentável, entre outras. As ONGs possuem funções importantes na sociedade, pois seus serviços chegam em locais e situações em que o Estado é pouco presente. As ONGs trabalham e obtêm recursos através financiamento dos governos, empresas privadas, venda de produtos e da população em geral (através de doações). Grande parte da mão-de-obra que atua nas ONGs é formada por voluntários. A ABONG é a Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais. Como em quase todos os segmentos da sociedade brasileira, basta uma pequena investigação para que apareça um tsunami de lama, que em pouco tempo é esquecido sem punição. O das ONGs é um exemplo disso. Conheços muitas ONGs sérias que prestam excelentes serviços e merecem ser respeitadas e ajudadas. Outras tem que ser analisadas a relação custo do que recebem com o benefício que prestam e finalmente aquelas que recebem e não usam o dinheiro para o fim proposto. O que não consigo entender é por que temos milhares de ONGs nacionais e estrangeiras na Amazônia para cuidar de menos de 300 mil índios que tem água, peixes, tartaurugas, tracajás e terras ferteis para o plantio e bem poucas lutando por 10 milhões de nordestinos que nem água para beber tem. A Amazônia entretanto tem: Ouro, niobio, imensas jazidas de ferro e manganês, diamante, cobre, zinco, prata, e uma biodiversidade espetacular uma riqueza de aproximadamente 40 trilhões de dólares. Acorda Brasil.


Edson Celular com Afonso e Mena em Cambuzinho


Camburizinho, como já escrevi anteriormente, é uma paradisíaca praia do litoral norte de São Paulo localizada no KM 165 da rodovia SP 055, conhecida como Rio Santos. Minha filha Ediânia, o genro e os netos apesar de morarem em Buenos Aires, passam as férias, natal e virada de ano aqui. Eu e Tana, sempre passamos o natal com eles e a virada de ano com nosso filho Job, nora Cynthia e netos na praia de Flecheiras no Ceará.
O único inconveniente é que falo com a voz de comando de um sargento de Batalhão de Selva e por ser extrovertido, não paro de falar. Esta é a razão do meu nickname ser "Edson Celularrr", que nada tem a haver com o ex-maridinho da Cláudia Raia, o Edson Celulariii, mas com celular de telefone. 
Edson Celular, com os netos em Flecheira Ceará. Antônio genro, Edson, Afonso sogro e a  bonita família de Afonso e Mena dos Reis em Camburizinho.

Edson Celuriii, Tana e Edson Celularrr no camarote da Brahma no Rio.

O genrão é exatamente o contrário. Gosta de surfar, ficar exercitando os músculos nas ondas, ouvir música e curtir a família. E o sogrão tem que ficar com o celular desligado.
Este ano conheci a família de um vizinho de condomínio Dr Afonso e Dra Mena dos Reis. Seu genro Antônio também fala pouco, mas dr Afonso é páreo duro para o Edson Celular. Assim matamos dois coelhos com duas cenouras. Turma dos que falam muito e a turma dos que falam a pouco.

quinta-feira, dezembro 29, 2011

Que o voo 2012 decole tranquilo e pouse em 2013 carregado de sucessos.

Uma aeromoça da TAM, chamada Lélis, em Novembro de 1996 uma semana após o desastre do voo TAM 402 em Congonhas, escreveu no meu registro de vôo a seguinte mensagem:
"Sr Edson, a vida é um vôo eterno, cabe a Deus decidir quando pousar"
O comandante Cláudio Jaen escreveu: "Que nos voos de sua vida, o número de pousos seja "sempre" igual ao de decolagem". 
A vida é um imenso avião, estamos voando através do planeta terra. Todos nós fazemos parte da tripulação ou somos simples passageiros. Juntos já enfrentamos milhares de horas voando em céu claro sem problemas e outras vezes em completa turbulência. Nos momentos de céu de brigadeiro, muitas vezes nem notamos que temos amigos, porém nos de turbulência, é quando procuramos dar ou receber um pouco de solidariedade, seja com um simples olhar, com um sorriso, com um abraço ou até oferecendo o ombro para enxugar as lágrimas. São os momentos mais significativos, importantes e benéficos da vida, pois mostram o quanto somos frágeis sozinhos. Por isso tudo, nos momentos difícies da vida, nunca deixe que a vela da esperança se apague no seu coração. Acessa, ela irá reativar a chama de todas as demais. A da Paz, do Amor, da Caridade e do Respeito Mútuo.
Desejamos que nos vôos dos sonhos de suas vidas, Cristo seja o comandante, o Espirito Santo, o Co-Piloto e Deus esteja sempre no Piloto Automático.
Bons vôos em 2012. Que o céu esteja sempre CAVOK.... Clear and Visibility OK, em português Céu de Brigadeiro.

Tana e Edson Campos
Blog Causos e Fatos
Lions Clube Recife Cibernético Ambientalista
CRA - Clube Recreativo da Amizade
PCBV - Parque dos Coqueiros de Boa Viagem


Virada ecologiamnte errada!!! Cadê os artistas???


Na virada do ano, só no Rio mais de 40 toneladas de produtos químicos tóxicos serão lançados no ar e no mar. Só em Copacabana (12 ton) Icaraí (10 ton), Flamengo( 6 ton ), Cabo Frio, Rio das Ostras, Búzios etc. Some-se a isso o resto do Brasil. Fogos de artifícios são extremamente prejudiciais a saúde. Vamos jogar na atmosfera e no oceano toneladas de chumbo, cobre, estrôncio, potássio, magnésio, alumínio, titânio, bário, antimônio além de concentrações de óxido nítrico (NO) e dióxido de enxofre (SO2). Que festão!!!! Tudo com a participação de alguns de nossos formadores de opinião. Agora quem tem coragem de fazer um vídeo denunciando isso???  O cacique de Belo Monte??? A camada de ozônio e a saúde do povo brasileiro agradeceriam a esses heróis.  

quarta-feira, dezembro 28, 2011

Para onde vai a energia de Tucurui e Belo Monte












Local onde foi construida no rio Tocantins

 Acionamento da primeira turbina em 1984 pelo presidente Figueiredo e a inauguração da eclusa por Lula E Dilma

Boa parte dos brasileiros não sabem a resposta. Não estou falando dos pobres ignorantes que não tiveram oportunidade de frequentar uma escola, mas pessoas de nível universitário e até artistas formadores de opinião no Brasil. Até aí tudo bem, porque não podemos ser " O Google". O pior é que as ONGs estrangeiras tem a informação correta e preparam vídeos com informações não verdadeiras sobre o assunto com o objetivo de lançar a desinformação no povo. Eu quando não sei algo que pode ser de vital importância para o país e bem estar dos brasileiros, pesquiso antes de falar ou escrever. Hoje estão difundindo que a energia de Belo Monte e Tucuruí é para suprir o complexo de alumínio de Barcarena.
Na época da construção da Hidrelétrica de Tucurui a Caterpillar tinha um apartamento alugado em Tucuruí velho onde eu e Plínio Bonnis da Cunha, um paulista, ficávamos. Era em local alto, pois os demais hotéis, na época da cheia, só se entrava de canoa.
Tucuruí como qualquer hidrelétrica, tem a finalidade de fornecer energia para o uso doméstico da população, demanda residencial, e demanda industrial. O uso industrial é claro vai refletir no bem estar da população pela geração de empregos com o desenvolvimento do País. As fábricas de automóveis, tratores, construção civil em São Paulo existem devido as hidrelétricas, principalmente Itaipu. Será que muita gente que é contra as hidrelétricas estariam sobrevivendo se elas não existissem? Sim, pescando no rios da Amazônia. Seria bem romântico casar com o/a filho(a) do cacique e levar picada de carapanã.
Na primeira etapa Tucuruí, gerou aproximadamente 4.000 MW e hoje gera o dobro aproximadamente 8.000 MW sendo a maior hidrelétrica brasileira. Ela fornece energia residencial e industrial para três estados Pará, Maranhão, Tocantins e complementa a demanda para todo o Brasil pois o sistema é interligado. Assim temos milhões de pessoas e milhares de indústrias usufruindo de Tucuruí, argumentar que a indústria de alumínio vai consumir os quase 20 mil MW de Tucurui e Belo Monte, só sendo artistas globais.
O mais importante, é que toda essa demanda de " energia limpa" fornecida por Tucuruí era antes suprida por " energia altamente poluente com óleo diesel ". Vários municípios da Amazônia continuam com termo-diesel "energia suja e altamente poluente" e os ambientalista não dão um pio!!! porque ?????
VAMOS PARA O LADO RUIM:
Na construção da usina de Tucuruí devido à uns políticos, foi criada uma emprêsa que cometeu um grande crime ecológico. Ela foi contratada para retirar a madeira à montante da barragem. Só retirou 5% do previsto. Além de se perder madeira de lei ainda tornaram a água imprópria para consumo e para a sobrevivência dos peixes. Infelizmente até hoje eles estão usufruindo do lucro que tiveram. Este é mais um assunto bom para ser discutido.
MAS... A natureza se recompõe e hoje.... A PRODUÇÃO DE PEIXE NO LAGO DE TUCURUÍ QUE ERA DE 300 TONELADAS POR ANO ANTES DA BARRAGEM , PASSOU PARA 3.000 TONELADAS.
UAU!!! CADÊ OS ARTISTAS PESCADORES GLOBAIS QUE AFIRMARAM QUE BARRAGEM ACABA COM OS PEIXES?????




segunda-feira, dezembro 26, 2011

Preparando um campeão olímpico 2016


O mar não estava para peixes. Mas já comecei a preparar um campeão olímpico para 2016. Matheus Campos E silva Lisboa já perdeu o medo do mar e nada como um peixe, afinal vovô Edson era acostumado a atravessar a nado o rio Tapajós e o Amazonas na Amazônia e fugir de tubarão no Recife.












No início fugia das ondas, mas após uns conselhos do vovô de como furá-las, ele começou a dominá-las












Um futuro campeão sempre tem que tomar o primeiro "caldo" para acostumar o estômago












Mas o que importa é o resultado final. Selva !!!!!!!



O verdadeiro tamanho da raiz de um coqueiro


Muita gente acha que a raiz de um coqueiro é profunda e imensa. As vezes sacrificam os coqueiros com medo que afetem seus imóveis. As raízes que são longas são poucas. Vejam nas fotos o tamanho real.

CTTU atrás das árvores




Sempre que alguém sofre uma infração de trânsito argumenta  logo que os guardas da CTTU estavam escondidos atrás da árvore. Se isso fosse verdade, Recife seria a cidade mais arborizada do mundo. Além disso poucos sabem como identificar o lado da frente e o lado de trás de uma árvore. O lado da frente está sempre limpo, pois todo mundo faz xixi "atrás da árvore". Voltando a multa, independente do guarda estar atrás da árvore, foi cometida uma infração que tem que ser punida. O verdadeiro cidadão tem que respeitar as leis, independente de ter ou não alguém fiscalizando. O cinto de segurança só foi implantado devido as multas. 

 Responder

 Encaminhar

domingo, dezembro 25, 2011

A liminar de Papai Noel contra o fuso horário brasileiro

Estamos passando o Natal e entrada de ano em Camburizinho, uma paradisíaca praia no litoral norte de São Paulo. Devido as recentes mudanças no fuso horário em diversos estados brasileiros, um iluminismo do PT, mais o famigerado horário de verão, Papai Noel, como os aeroviários, ameaçou fazer greve por ter que mudar seu itinerário de entrega dos brinquedos. O planalto através de uma liminar determinou que teria que começar por Brasília. O povo preocupado com a possibilidade dos presentes ficarem todos por lá apelaram com mandato de segurança, para a corregedora Eliana Calmon que determinou que começasse pelo estados mais próximo do polo norte, exatamente aqueles não tem horário de verão. Como todo mundo já estava de férias não houve tempo para outra liminar e Papai Noel chegou em Camburizinho às 22:00 horas distribuiu presentes para as crianças e pessoas da terceira idade.






     

quinta-feira, dezembro 22, 2011

Plebiscito no Pará, aspecto físico, econômico e político


A não divisão do estado do Pará tem que ser analisada sobre três aspectos. 




- Primeiro o físico - Os estados do Brasil sul maravilha e dos USA que são bem desenvolvidos e administrados, possuem área muito mas muito menor que o do Pará. Um estado não pode ser muito pequeno que não tenha riquezas, nem muito grande que não possa ser bem administrado.

- Segundo o político - Infelizmente temos muitos adminitradores políticos muito bem remunerados para poucos índios, gerando um grande custo. Dizer que os estados seriam economicamente inviáveis ninguém apresentou um estudo confiável. Lembro que nos dois novos estados é onde está o futuro potencial energético do Brasil. Um simples imposto, como do pré-sal, pelo uso das águas dos rios para gerar energia já seria uma grande fonte de receita. Entretanto  sou da opinião que o certo seria a divisão em apenas dois estados. Pará e Baixo Amazonas. Mas Parece que o remédio usado para esse caso, foi o mesmo que FHC usou para a Sudam e Sudene. Ao invés de estipar o câncer do paciente, simplemente eliminou as duas.

- Terceiro aspecto a sistemática como foi realizado o plebiscito. Quando o STJ determinou que todos os paraenses iriam votar e não só os eleitores dos novos estados, o resultado da votação foi decidido. Nem precisava de plebiscito. Vejam: Os eleitores do Tapajós e de Carajás disseram sim com votação acima de 95%. A concentração de eleitores na região metropolitanda de Belém decidiu o resultado. Se a eleição fosse aberta aos estrangeiros e pessoal das ONGs na região a diferença seria muito maior.

terça-feira, dezembro 20, 2011

Índios em Santarém fazem manisfestação contra Belo Monte

Segunda-feira, 19 de dezembro 2011

Como está ocorrendo em diversos estados brasileiros, índios de diversos municípios do oeste do Pará, (13 etnias) , educadores de escolas indígenas e simpatizantes (brasileiros e estrangeiros)  fizeram uma manifestação contra a usina de Belo Monte em Santarém. Parece que após a desmoralização do vídeo dos artistas Globais, que demonstrou não ter compromisso em mostrar a verdade dos fatos, eles ficaram desacreditados pois apenas 30 pessoas participaram do evento. Vide foto do jornal O Impacto de Santarém. O grupo protocolou um documento como o título de “Foras hidrelétricas de Belo Monte e Teles Pires”, no Ministério Público Federal (MPF) e no Ibama. Para ser ter uma ideia do conhecimento das"Educadoras Indígenas" sobre impactos ambientais, veja o que uma delas, Margareth Pedroso falou:  “As crianças indígenas de 6 a 7 anos estão pressionadas pelo medo que essa construção pode causar. Ficam preocupadas com a seca do rio e no extermínio do peixe”. Uma educadora tem por obrigação ensinar as suas crianças que isso não é verdade. Deixar as crianças "pressionadas pelo medo" de um inferno que não existe, por ignorância ou má fé, tem que ser investigada e corrigida. Quem paga os salários dessas mestras??? o governo ou as ONGs??? 


O cacique Enoque Arapiun, que "coordenava" o movimento (segundo testemunhas era um estrangeiro vide comentários abaixo), afirmou que o ato foi em solidariedade ao povo indígena que vive no meio do conflito para chamar a atenção do governo e do povo.
Segundo algumas Ongs o povo da Amazônia está contra Belo Monte. Santarém tem 350 mil habitantes, e somente 30 pessoas entre "índios", estrangeiros e simpatizantes participaram da manifestação. Leiam abaixo os comentários no debate via jornal O Impacto.
COMENTÁRIOS:
- Ederson diz: 19 de dezembro de 2011 as 16:15
Pois eu sou a favor e não atrapalho a vida de ninguém, além disso o que vi hoje pela manhã foi um estrangeiro mandando num monte de gente com a cara pintada…
Alberta RIker diz:19 de dezembro de 2011 as 16:40
Predadores… ricos predadores de outras Regiões do Brasil, precisam de energia e querem acabar c/ nossa fauna flora, C/ NÓS. Eles querem energia, usufruir DESTRUIR boa parte de NÓS e vem c/ esmola…
igrizilha diz: 19 de dezembro de 2011 as 17:58
RIKER , qual a sua etnia ???? kkkkkkkkkkkkkkkkk
Alberta RIker diz: 20 de dezembro de 2011 as 13:09
Se o Sr. não se dá respeito, respeite as outras pessoas!
C/ gente como o Sr.eu converso somente na frente de um Juiz!
igrizilha diz: 19 de dezembro de 2011 as 18:02
Jura que são índios, como você pode provar, eu sou nascido no surubiú-açú de Alenquer sou mais índio que todos esses bois de piranha juntos e não estava nessa palhaçada.
Gilkson diz: 19 de dezembro de 2011 as 19:00
Éhhh… aqui na Amazonia não tem mais índios, todo mundo é igual, estes que se dizem índios em muito estão equivocados. Me pergunto porque todo esse direito para os que se dizem índios, somos ou não seres humanos com direitos e deveres iguais? ....... pois a população indígena, tem até instituição para cuidar de sua causa (FUNAI) e tem um tratamento todo especial dos direitos sociais e econômicos. Mandem esses ativistas ir para os Estados Unidos ou a Australia.
Alberta RIker diz: 19 de dezembro de 2011 as 20:38
Gilkson, te entendo mas não é por aí. Vc está equivocado. Veja: essa usina vai ser construída p/ gerar energia lá p/ baixo. As coisas boas vão todas p/ lá, como sempre foi! Nós aqui e os índios e ribeirinos , ficamos sem receber nenhum benefício.
Ilma Souza diz: 20 de dezembro de 2011 as 10:36
Você está totalmente certo, posso viver sem esse tipo de desenvolvimento que só causa problemas para os mais pobres e ainda ajuda a destruir a natureza. A galera reclama tanto dos gringos estarem no meio das manifestações, não sei pq, antes de fronteiras existe o planeta terra. Gilkson dar uma pesquisada sobre o potencial brasileiro para produção de energia eólica, você vai ver que pode sim existir desenvolvimento sem agressão a natureza.
Robeto diz: 20 de dezembro de 2011 as 11:52
A HE Belo Monte não é o monstro que falam. O empreendimento não afetará terras indígenas, nem trará problemas para comunidades tradicionais e muito menos acabar com os peixes. É um empreendimento necessário para o país devido o crescimento que estamos vivenciando.
Edson Campos e Silva diz: 20 de dezembro de 2011 as 16:01
Sra Riker espero que a sra seja brasileira e o nome Riker seja de uma querida família de Santarém muito minha amiga. Entretanto a sra está falando um absurdo. Está descriminando os brasileiros de diversos estados. A energia de Belo Monte é para o BRASIL. Falar que 11.000 MW devam ser só para o Pará é falta de nacionalismo e pode ser até interpretada como uma incitação a separação da amazônia tão desejada pelos estrangeiros.
Edson Campos e Silva diz: 20 de dezembro de 2011 as 16:14
Ilma, você é favor ou contra a internacionalização da amazônia??? Você trabalha para alguma ONG??? Acho que você não está por dentro das alternativas para resolver o problema energético brasileiro. Energia eólica e uma fonte “COMPLEMENTAR” de energia. A maior usina eólica é de 5 MW. Para substituir os 11.000 MW plena carga de Belo monte seriam preciso 2.200 usinas eólicas. Fico triste ao ver a desinformação dos santarenos e gringolarização da amazônia.

Consumo Boeing 737-800w versus Peugeot 307

Voei de Buenos Aires para Guarulhos em um Boeing 737-800W. Decolamos com aproximadamente 58 ton de peso e pousamos com mais ou menos 53 ton. Exatamente 5.440 KG de querosene foram consumidos. Pouco??? Muito??? ?? Vamos fazer uns cálculos:

Boeing 737-800W
Considerando que o peso específico do querosene de aviação é de aproximadamente 0,80 kg/l e que o tempo de voo foi de 140 minutos, chegamos a conclusão que o consumo foi de 2.880 litros por hora. 
Por outro lado a distância em linha reta São Paulo - Buenos Aires é de 1.700 km ou seja andamos 0,6 km/l. Como um Boeing B 737 800 transporta  aproximadamente 180 passageiros  e meu peugeot apenas quatro é fácil de concluir que ele é muito mais econômico que o peugeot. MEU PROBLEMA É ARRANJAR LOCAL PARA ESTACIONAR E DINHEIRO PARA COMPRAR UM BOEING 737-800W.

A velocidade de cruzeiro foi de Mach .78, e a velocidade média de 728 km/hora.










Sempre que vou para Fortaleza no meu Peugeot 307, digo no Peugeot da Tana, ele faz 10 KM por litros de gasolina.
Agora que dei todas as dicas me digam qual é o melhor custo beneficio, Boeing ou Peugeot. É melhor vender o Peugeot e comprar um Boeing.

Mais um Feliz Natal Aeroviário


Algumas categorias de trabalhadores, principalmente os de transporte, que são essenciais para o funcionamento do País e do bem estar da população, sempre escolhem o período de natal e fim de ano para conseguir seus reajustes salariais com greves. Aliás é a época que nossa justiça também entra em férias especiais e prolongadas. Isso também não faz muita diferença porque no Brasil a justiça decreta a greve ilegal e o os grevistas não acatam sendo necessário que "truculentos PM" desalojem os "pacatos grevistas". Acho justo que todas as categorias briguem por suas melhorias salariais e façam greve pois é um direito legitimo. Agora, greve no natal e final de ano é puro terrorismo para nós brasileiros e devia ser proibibido por lei. Não se esqueçam que em uma greve, dois aviões se encontraram no ar com 165 vítimas.

Edson Campos e Silva - Recife

55. 81. 3465-2535 e 9972-1110

edsoncamposesilva@globo.com

segunda-feira, dezembro 19, 2011

Boa Viagem e Palermo, verde versus concreto


A cada dia admiro mais o verde da cidade de Buenos Aires. O mais importante é que o verde não é só nas ruas, praça e avenidas. O argentino leva o verde para dentro de seu imóvel. Estou em um prédio na avenida Presidente Alcorta onde o metro quadrado dos terrenos é um dos mais caros de Buenos Aires. Ou seja, pela ótica dos incorporadores dos prédios em Boa Viagem daria para colocar umas quatro torres com um retorno de investimento garantido. Aqui foram construidas duas torres em aproximadamente 30 % do terreno. O resto é a piscina e os jardins. Não sei aqui, quanto por cento a lei permite, mas os proprietários optaram pelo verde. Além disso eles mantém jardins nas calçadas por conta do condomínio.



Comparem com os prédios da avenida Boa Viagem. Com um terreno desse tamanho      

domingo, dezembro 18, 2011

Aprovada a lei da palmada

Enquanto temos enormes problemas para resolver, a capacidade mental de nossos políticos fica demonstrada pela qualidade de suas leis. A lei da palmada foi aprovada por unanimidade na Comissão Especial da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira. Como os pais não podem mais aplicar esse pequeno corretivo, espera-se que isso acabe ocorrendo nas ruas e prisões.

Se a maioria dos políticos tivessem levado umas boas palmadas no bumbum quando criança, por certo não seriam o que são hojes.  

De Tana e Edson para você e sua família.


Procuramos um cartão musical na internet que estivesse que fosse digno  de você e sua família. Os que encontramos já nos tinham enviado. Sabe como é..... Enviar um que já tínhamos recebido não fica bem.  Então resolvemos criar o nosso cartão que não é musicado, mas vai com muita energia.

Que você tenha avós, pais e filhos,  como Edson e Tana, Carlos e Romélia, Edgar e Uguette, Job e Cynthia, Carlinhos e Ediânia, Willy e Giselle. Netos como Marco, Manuel, João Victor, Eduardo, Matheus, Alexandre, Maria Laura e Maria Eduarda, gozando de muita saúde e vivendo com paz, harmonia e amor, sem pobreza, nem riquez, mas tendo o suficiente para viver com dignidade. Essa  benção que recebemos  de Deus, desejamos a você, sua família e amigos. Na foto a tranquilidade da lua no polo namorando o mar, que só perde em beleza para Alter do Chão na minha querida Santarém.


   

Tudo "Cavok" no voo Gol 7659, Buenos Aires São Paulo


Depois de uma temporada em Buenos Aires, na função de Personal Trainer de netos, retornamos no dia 16/12/2011 para a praia de Camburizinho litoral norte de São Paulo onde passaremos o natal e o fim de ano. Esposa, filha, genro, netos e o cachorro( que pagou a passagem mais cara do grupo) formavam a comitiva.
Nossa decolagem ou despegagem como dizem os argentinos foi do Aeroporto Ministro Pistarini, que fica na província de Ezeiza à 35 KM de Buenos Aires. Chegamos cedo e encontramos a "Equipe Porteña do  check-in da Gol já a posto. Perguntei ao supervisor:  Soys piloto???. Ele disse que não. Então expliquei: En Brasil, las mujeres hermosas  son llamadas "aviones", como estás al lado de cinco aviones, yo pensé que erés piloto. Foi uma descontração total do grupo. Não adianta me escreverem dizendo que tem alguma coisa errada no meu espanhol!! O importante é que eles entenderam. Falando errado Lula e Vicente Matheus ficaram famosos  Fomos atendidos por duas lindas argentinas, muito simpáticas que gostaram do meu hobby de registrar as horas de voo e escreveram a seguinte mensagem no meu " Flight Log Book ": 
 " Aerop. Ezeiza Bs As Arg 16/12/11. Bienvenido señor Edson Campos. Es un gran placer conocerlo y tenerlo aqui en Argentina visitando nuestro pais, esperamos volver a verlo por aqui, usted es muy agradable, y dulce. Soy Raquel y veronica quiere saber si quiere ser su abuelo??? Bejos enormes!!! Veronica y Raquel. 
Encontrei a tripulação ainda na sala de embarque. Comandante Poyart, Co-Piloto Rodrigo Coelho, Comissário chefe de equipe(Varig) Max Leidens, e os comissários Lilian Orsi(Varig), Lucas Pazzini, Juliano Feitosa.
Assim decolamos com 76 passageiros e 06 tripulantes no Boeing 737-800W, prefixo PR-GIE, voo G3-7956, com peso total de 58.731 KG, consumimos 5.440 KG de combustível e pousamos em Guarulhos com 53.291KG. Voamos à 39.000 pés com velocidade Mach .78. Decolamos da pista 11 de Ezeiza e pousamos na 09R em Guarulhos.


No sul do Brasil tem um tal de "Minuano" vento muito frio. Na Argentina tem um vento que deve ser um  "Maiorano" porque é muito forte, as vezes impedindo até pousos das aeronaves. Assim, neste trecho sempre tem alguma turbulência, mas  como sou "pé quente" o voo foi "CAVOK" Clear and Visibility OK. Céu de brigadeiro. O co-piloto Rodrigo Coelho, fez jus ao nome cobrindo o percurso em 2 horas e 20 minutos e após um excelente pouso em Guarulhos viu seu mérito, como sempre, ser transferido ao comandante. " comandante tri-legal de bom eu ouvi", mas esta é uma das funções do co-piloto.
O comandante Poyart escreveu no meu Flight Log Book o seguinte:
"Saudações ao grande Cmte Edson Campos" que representa o real espírito da aviação! Grande abraço do cmt Poyarf & crew" 
A esta tripulação e ao pessoal do check-in da GOL em Buenos Aires, meus parabéns pelo profissionalismo e pela maneira como trataram a nós e demais passageiros do voo GOL 7659. Em questão de mercado de qualidade, os detalhes fazem a diferença.
Edson Campos e Silva
ecampos@globo.com



     

quinta-feira, dezembro 15, 2011

Custo de energia eólica e hidrelétrica

A hidrelétrica de Belo Monte tem gerado um debate muito grande no Brasil e no mundo principalmente pela grande quantidade de ONGs estrangeiras que estão gastando milhões com uma propaganda negativa. Uma das coisas que não consegui entender é o porque do fogo cruzado ser só em Belo Monte no rio Xingu. Também estamos construindo as hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio no rio Madeira. Por que será ???
A energia das hidrelétricas é uma energia limpa, porém causa um certo impacto ambiental. Em Belo Monte dos R$ 26 bilhões do projeto, R$ 4 bilhões são para proteção do meio ambiente. É a número um do mundo neste item. A energia eólica é uma energia limpa e a que menos causa impacto ambiental, porém só pode ser usada como energia complementar pois sua fonte, o vento, não é perene depende da natureza. No Brasil com nosso litoral temos muito espaço para aumentar o potencial energético eólico.


 
 
 
 
 
 
 
O que não é correto é que estas ONGs lancem tantas desinformações para o povo sobre o assunto. Uma delas é que a energia hidrelétrica é uma das mais caras.
 
Confiram: Belo Monte terá um custo de R$ 26 Bilhões para gerar uma potência máxima de 11.000 MW. No Rio Grande do Norte, estão implantando um complexo eólico com potência máxima 630 MW, a um custo de R$ 2,6 bilhões. Será que os americanos, europeus e brasileiros das ONGs não sabem fazer conta???