quarta-feira, março 06, 2013

Trancredo Neves e Hugo Chaves

A Eleição Presidencial brasileira de 1985, que elegeu Trancredo Neves presidente e José Sarney vice, derrotando Maluf e Flávio Marcílio, foi a última ocorrida de " forma indireta ", através de um " Colégio Eleitoral ", sob a égide da Constituição de 1967. Em outras palavras os políticos que hoje estão no poder e que se orgulham de terem lutado pela democracia não falam que Trancredo e os demais presidentes foram eleitos atravez de uma eleição democrática indireta ou colégio eleitoral. Alguns recebem boas remunerações por lutarem pelo retorno da democracia.
O que ocorreu hoje com o presidente eleito da Venezuela, Hugo Chavez, aconteceu com Tancredo. Morreu antes de tomar posse, logo Sarney não era vice presidente e não poderia tomar posse. ( Constituiçao) Sarney recusou tomar posse e Ulisses Guimarães o conveceu em nome do momento político. O governo de Sarney terminou com uma inflação de 4.854 % ao ano. Collor, Itamar e FHC conseguiram
estabilizar a inflação em seus governos. Na Venezuela o vice não vai assumir e haverá nova eleição obdecendo a constituição.

2 comentários:

Anônimo disse...

Não admito comparações, nem de longe, desse caudilho Chavez com o nosso Tancredo. Chavez tinha a vocação para a ditadura e o que lamentamos é nossa presidenta Dilma, fã da ditadura cubana, ir na televisão dizer que o povo brasileiro deve muito a esse porralouca. Deve o quê? Exemplos contra a democracia?

EDSON CAMPOS E SILVA disse...

Anônimo boa noite. Todas as pessoas tem o direito de se expressarem em um regime democrático e as demais mesmo não concordando respeitarem essas ideia. A frase "não admito " não faz parte de nenhuma democracia e é usada nos regimes autoritários que você tanto condena, mas usa. A comparação que fiz foi do fato dos dois presidentes terem morridos e seus vices terem agidos de modo diferente. Isso não é para concordar ou discordar. É um fato histórico. EU SÓ SOU RESPONSAVEL POR AQUILO QUE ESCREVO, NÃO, POR AQUILO QUE ALGUNS ENTENDEM.O