sábado, outubro 22, 2011

HERANÇA DE ROLIM, VOO TAM JJ3893 STM-BEL-FOR,

Há alguns meses atrás escrevi para TAM, comparando o espaço entre as cadeiras e o serviço de bordo do Airbus A319 da TAM com o Airbus presidencial A319 (Aerolula). Lógico que são aviões com o mesmo modelo, mas com configurações diferentes. Porém o objetivo, era mostrar que o serviço de uma tripulação 100% Espírito Rolim tem mais valor que um lanche ou um assento.  De maneira humoristica minimizei, com meu otimismo, que na configuração do A319 da TAM eu podia sentir o perfume francês de minhas companheiras de viagem além de me assegurar que nunca entraria no rol dos 53% de brasileiros obesos. Em seguida fiz um elogio ao excelente serviço da tripulação do comandante Maia Junior, usando as palavras de Rolim, que tive a oportunidade de ouvir pessoalmente em uma conversa " Quem trabalha com o que gosta, ama o seu trabalho, produz mais e melhor, e nunca se estressa". 
Dessa minha missiva, recebi uma carta resposta do presidente Líbano: “Que iriam analisar o espaço e o lanche....mas que eu tinha acertado na mosca na razão do sucesso da TAM que é a dedicação de seus colaboradores para propiciar aos seus passageiros a máxima satisfação na maneira TAM de voar”. Desde 1971 que trabalho viajando. Tenho como hobby registrar em um Flight Logbook minhas horas de voo hoje acumulando 7.624 horas. Anoto os dados técnicos do voo como: modelo e prefixo do avião, número do voo, pista de pouso e decolagem, o nome de todos os tripulantes, escalas, duração do voo e peço ao(a) chefe de equipe que leve ao comandante para registrar o nível de voo e a velocidade de cruzeiro como também uma mensagem. Os pilotos geralmente ficam com o registro na cabine e me entregam após o pouso, quando  me cumprimentam pelo respeito e admiração que tenho a sua profissão e pela oportunidade de ver o nome de seus antigos colegas de profissão da Varig, da Vasp, da Cruzeiro, da Rio Sul no book.


Hoje dia 19/10/2011, voando de Santarém para Recife com escala em Belém, no voo TAM JJ 3893 pela “primeira vez” fiquei sem a mensagem do piloto e o pior sem as duas informações” de velocidade e nível de voo, porque o co-piloto recusou a dar e falando que era contra a norma da companhia. Argumentei que fazia isso a 40 anos e era a primeira vez que um piloto usava esse argumento. também notei que se tratava de um jovem ainda deslumbrado com a profissão que ainda não tinha absorvido os ensinamentos de Rolim e não insisti. Tem males que vem para o bem. A mensagem do piloto, não me incomodou, pois a equipe de cabine superou todas as expectativas de Rolim, deixando esta bonita mensagem: “ Sr. Edson é um enorme prazer recebê-lo a bordo de nossa aeronave. Continue sendo essa pessoa sorridente, extrovertida, amado por todos. Espero encontrá-lo mais vezes em nosso voos. Muita felicidades, saúde e proteção. Que a luz divina o acompanhe sempre aqui na terra como no Plano Espiritual. São os sinceros votos da chefe Lucy Vicentim, dos comissários Ana Barros, Yasmim Borges, Wellington Cunha, comandante Pochini e co-piloto xxxxxxxxxx. Por ética profissional suprimir o nome do co-piloto.
Gostaria também de registrar o trabalho da equipe de check-in do aeroporto de Santarém. Uma equipe, padrão Rolim, formada pela supervisora Girlane Aquino e pelos agentes Oliveira, Elídio, Mauro, Catarina, Ângela, Lima, Alderi e para reforçar o grupo, devido o aumento de demanda de voos, vieram de Campo Grande MS os agentes Myke e Michelle. Infelizmente fui infeliz ao tirar a foto da equipe que ficou sem foco/visibilidade, não podendo ser publicada. Meus parabéns pelo “Padrão Rolim de Voar” e minhas desculpas pela minha falha. Tenho sempre elogiado as tripulações e esquecido as equipes do check-in, portanto em nome da turma de Santarém meus parabéns a todo o pessoal do check-in da TAM no Brasil e no mundo.


O voo foi espetacular: Devido o vento, decolamos da pista 28 e assim fomos presenteados com a visão do “Caribe Brasileiro “  uma região do rio Tapajós com belíssimas praias principalmente a famosa Alter do Chão. Visite Santarém enquanto é brasileira.
Terça feira 25/10/2011 estarei no JJ3893 de Fortaleza para Recife, no dia 11/11/2011 se as cinzas vulcânicas permitirem estarei voando de Recife para Buenos Aires Aeroparque. Espero encontrar vocês nos próximos voos e que tudo esteja  CAVOK  no voo de suas vidas. 



Nenhum comentário: