sábado, março 13, 2010

HOSPITAL DA TAMARINEIRA A LUTA PELO VERDE

HISTÓRIA DO HOSPITAL DA TAMARINEIRA.

- Durante o Império do Brasil, a saúde dos brasileiros ficava nas mãos da Santa Casa de Misericórdia, sucessora da Corporação São Felipe Neri da Madre de Deus. Um SUS melhorado da época.

- Decreto imperial tornou os bens da Corporação bens nacionais inalienáveis, assumindo seu patrimônio, cabendo à Santa Casa de Misericórdia a administração.
- Em 8 de setembro de 1874 foi lançada a Pedra fundamental do Hospital.
- Em 1883 o Hospital da Tamarineira, patrimônio do Estado de Pernambuco, foi entregue à Santa Casa, para administração.
- Em 1924, o governo do Estado de Pernambuco, através de decreto do Governador Barbosa Lima Sobrinho, retomou e assumiu a administração do Hospital, com custeio e manutenção.
- Com administração precária e em mau estado, o Hospital da Tamarineira passou a ser administrado, em 1930 pelo médico Ulysses Pernambucano, que o restaurou.
- Em 1992. pelo Decreto Estadual 15650, o Hospital da Tamarineira foi tombado pelo Patrimônio Histórico do Estado.
- Depois de ser denominado Hospital de Alienados, foi-lhe modificado o nome, para o atual Hospital Ulysses Pernambucano pelo Secretário de Saúde de Pernambuco Djalma Oliveira.



























O movimento Amigos da Tamarineira, realizou no imóvel onde hoje funciona o Hospital Ulisses
Pernambucano, um grande evento em pro da ecologia da Tamarineira. Não consigo entender como um imóvel que foi tombado em 1992 pelo decreto lei 15.650, possa estar sendo negociado pela sua atual administração, Santa Casa, com a iniciativa privada para construção de um shopping, que depois de pronto passa a ser gerenciado, administrado e modificado por seus proprietários. Realmente existe uma parte do terreno sem arvores, então ao invés de plantar concreto que plante o verde. Vale lembrar que Luiz Helvecio, quando vereador também transformou esta área em IPAV - Imóvel de Proteção de Área Verde. Aproximadamente 200 pessoas dançaram ciranda animados por Lia de Itamaracá. Políticos de diversos partidos, associações de classes e o povão em geral compareceram em massa.




Nenhum comentário: