quinta-feira, abril 17, 2014

Palestra sobre Violência no futebol na Unicap

Estou participando de um Evento Global sob o tema da Sustentabilidade e Meio Ambiente. O objetivo é mobilizar a sociedade em geral através de ações de caráter eco-sustentável. Estão participando empresas e entidades que tenham um claro compromisso com a preservação ambiental. As principais ações são: Coleta de lixo reciclável, Recebimento de lixo eletrônico: pilhas, baterias, computadores, celulares e outros. Coleta de tênis usados para reciclagem. Convênios com órgãos governamentais como Secretarias de Meio Ambiente, Saúde, Educação etc. Coleta de sangue para prover o Hemope [Hospital de sangue] de Recife e ajudar a aumentar o estoque de sangue visando a Copa do Mundo em junho de 2014. Entrega de mudas de arvores e plantação em áreas degradadas. Projeto de parceria com as principais torcidas do Estado de Pernambuco para uma ação cidadã pela paz e o meio ambiente. [Projeto bem sucedido efetivado em Mogi Mirim, SP]. Coroando o evento uma grande corrida de rua noturna em Boa Viagem, no Parque Dona Lindú que oferece todas as condições para na semana e durante o dia da corrida realizar uma jornada com festas, show de mÚsicas, desfile de moda sustentável, palestras e coleta de material.

Ontem participei no auditório da Unicap ( Universidade Católica de Pernambuco) de uma excelente palestra sobre um estudo sobre a Violência das Torcidas Organizadas proferida pelo Professor Doutor em Psicologia Alex Penã Alfaro da Unicap, pelo Capitão PM Lucena do Batalhão do Choque da PMPE com o suporte do assistente administrativo da Unicap Carlos Vieira  

 








 



Na linha de frente tivemos debatedores ativos como o pastor Marcos França da Igreja Episcopal, a assistente social Amanda Oliveira da Prefeitura de São lourenço da Mata, a funcionária pública Lúcia Helena, Solange da Silva e Katia Maria da Silva graduando em biologia na Funesco, dois torcedores do Sport Erasmo de Souza Junior e Perkon Monteiro, Anderson Souza reporter CBN. 










Uma palestra de excelente qualidade onde se abordaram vários pontos nas fotos abaixos. Mas alguns pontos eu gostaria de salientar: Já se contabilizam 234 mortes nos enfretamentos das torcidas organizadas (TO). As TO tem ramificações e parcerias com outras torcidas em cada estado brasileiro. O volume de dinheiro com a venda de produtos é muito grande. Cada jogo são detidos em média 8 torcedores. A imprensa está sempre com as câmeras procurando os erros dos políciais e não dos vândalos. Alguns elementos das torcidas já chegam drogados. A diretoria dos Clubes procuram proteger as TO. 
    


Nenhum comentário: