segunda-feira, agosto 05, 2013

A palavra PRESIDENTA, foi usada por Machado de Assis e Érico Veríssimo da ABL.


Acho uma perda de tempo certas pessoas ficarem discutindo esses " triques - triques" do idioma português, como por exemplo essa polêmica, para saber se o correto é chamar Dilma de Presidente ou Presidenta. No Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da ABL, em Michaelis, Houaiss e Aurélio dizem que ambos os termos são corretos. Até Machado de Assis e Érico Veríssimo da ABL usaram o termo " presidenta ". Mas basta analisar a atitude de algumas pessoas que se chega a conclusão que o problema não é ortográfico é sim político. Afinal chamar de presidenta ou presidente não vai contribuir para resolver os problemas do Brasil.

Leiam este texto de Machado de Assis no livro Memórias Póstumas de Brás Cubas : " Meu espirito deu um salto para traz, como se descobrisse uma serpente deante do si. ....... o olhar vinha direito e franco, a placidez do rosto era natural, não violenta, uma placidez salpicada de alegria. Respirei, e não tive animo de olhar para Virgilia; senti por cima da pagina o olhar dela, que me pedia também a mesma cousa, e disse que sim, que iria. Na verdade, um " PRESIDENTE OU PRESIDENTA " um secretario, era resolver as cousas de um modo administrativo.""""  
Érico veríssimo escreveu: " A senhora é uma mulher que me agrada. Realista, positiva, hein? hein? De gente assim é que vamos precisar quando vier a república, não é mesmo, Cargo? Pois sua avó vai ser a primeira PRESIDENTA do Estado do Rio Grande do Sul, hein? "

Um comentário:

Anônimo disse...

PresidentA e pronto. Machistas que morram!