quarta-feira, abril 13, 2011

CONHEÇA ORIXIMINÁ, EXEMPLO DE CIDADANIA


























Vocês sabem o que significa Oriximiná, Iripixi, Tabuleiro das Tartarugas, Projeto Pé de Pincha, Mineração Rio do Norte, Porto Trombeta ou TOPE ??? Não ??? Estão esperando que o Tiririca aprenda e venha lhes contar!!!
Oriximiná é uma cidade as margens do rio Trombeta, foi desenvolvida pela força de uma colônia italiana com a economia baseada naquela época na castanha do Pará e na juta. Hoje a base de sua economia é a bauxita explorada pela Mineração Rio do Norte.
Vou sempre lá quando visito minha querida Santarém, porque a família de minha irmã Graça Campos e Silva Calderaro, lider política na região, seu espôso Antônio Calderaro, prefeito por duas vezes e meu irmão maçônico, seus filhos Cristina, Junior e Carol vivem lá. Graça, aos 68 anos está agora em Abril sendo graduada em um curso superior universitário, exemplo de persistência e força de vontade. 
Em Oriximiná existe um bonito projeto de preservação das tartarugas, chamados Projeto Pé de Pincha onde 13 mil comunidades ribeirinhas só este ano soltaram 25 MIL filhotes de quelônios no rio Trombeta. O Projeto é uma iniciativa da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e do IBAMA, tendo a Mineração Rio do Norte como uma das empresas parceiras.
O TOPE, torneio de pesca esportiva, com a finalidade de incentivar o turismo na região e como estímulo à prática sustentável de peixes nobres, principalmente os tucunarés, que chegam a ultrapassar 8 KG.


Gostaram??? Então visitem Oriximiná nas próximas férias, passando por Alter do Chão em Santarém 

Um comentário:

JEANS E CAMISETA disse...

E vc não disse o que significa ORIXIMINÁ!!!