quinta-feira, agosto 10, 2017

A VERDADE SOBRE O PLANO REAL

A VERDADE SOBRE O PLANO REAL.
Os erros do passado nos ajudam a acertar no presente e no futuro. Assim os erros do Plano Cruzado ajudaram os acertos do Plano Real. Mas sem sombra de dúvidas a ECONOMIA KEYNES um economista inglês, contratado pelo governo alemão, para derrubar a hiperinflação da Alemanha contribuiu muito. Seus pilares eram: A derrubada da inflação deveria ser uma iniciativa do governo. A FIXAÇÂO da taxa de cambio para promover a estabilização. Os DEFICITS PÚUBLICOS seriam sanados posteriomente com o crescimento econômico e aumento da arrecadação.
Este pilares eram conhecidos e discutidos pelos economistas nos anos noventa foi até tese de doutorado.
Em 1993 entre outras houve uma tese de doutorado intitulado “As lições do Plano Keynes para um projeto de estabilização”. O verdadeiro pai do Plano Real foi o presidente ITAMAR FRANCO que deixou a cargo de uma equipe de economistas da PUC liderados por Pérsio Arida a elaboração do plano. O Plano Real foi lançado em 01 de julho de 1994 sendo ministro da fazenda RUBENS RICUPERO, a equipe era formada entre outros por Paulo Nogueira Batista, Gustavo Franco, Oérsio Arida, André Lara Rezende etc. Os economistas eram em sua maioria do PSDB inventaram uma dolarização disfarçada para a economia brasileira uma grande invenção brasileira feitas por André Lara Rezende e Pérsio Arida (proposição conhecida à época por “Larida”).
Lançaram a Unidade Real de Valor (URV), que valia 1 dólar americano e tentaram URVerizar todos os preços. Na época, surgiu um racha entre os economistas do PSDB. Uns avaliavam que seria necessário que o período de dolarização/sincronização tivesse pelo menos um ano para que todos os preços aderissem à URV. Outros, não. O motivo para o tiro curto de apenas quatros meses FOI ESSENCIAMENTE ELEITORAL. Assim um trabalho de equipe elegeu FHC.

Nenhum comentário: