quarta-feira, maio 15, 2013

Getúlio Vargas em Santarém em 1940

Esta foto registra a visita de Getúlio Vargas à Santarém do Pará em 14 de outubro de 1940. Eu nasci em 11 de outubro de 1945. O hidro avião que o trouxe amerrisou no rio Tapajós e taxiou no hidro porto da saudosa Panair do Brasil, em frente a praça Matriz. 
















 

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Edson, essa visita do Dr. Getúlio a Santarém, assim como a bela foto que você apresenta, está descrita com detalhes no meu último livro, Sementes do Sol. O avião era um Comodoro, da Panam, e o atracadouro ainda não era o da Panair, pois essa empresa só inaugurou sua linha na Amazonas(com os Catalinas), logo após a segunda grande guerra.Chama atenção, na foto, a quantidade de padres franciscanos alemães que foram receber o ditador na praia, em frente à igreja matriz da Conceição.O Brasil vivia o auge do Estado Novo e Getúlio ainda andava de braços e beijos com a Alemanha de Hitler, chegando a mandar um telegrama de felicitações ao colega ditador alemão, quando este tomou Paris. Depois, acuado pelo tenentismo, Getúlio tratou de aderir aos aliados para não perder a cabeça, mas logo depois da guerra foi deposto. Houve outra visita de Getúlio a Santarém durante a campanha política para presidente, em 1950, quando ele prometeu a Tecejuta ao povo do Baixo Amazonas, numa manobra muito inteligente do político Elias Pinto. A promessa aconteceu num discurso, na Praça Monsenhor José Gregório, o qual,com todas as vírgulas, também consta do meu livro.Aliás, aguardo tua visita a Belém para entregar teu exemplar. Grande abraço.
Ademar Amaral (do aeroporto de Confins,BH, aguardando a hora do embarque pra Belém)

EDSON CAMPOS E SILVA disse...

Este meu primo escritor e preservador de nossas raízes paraense e amazônidas ficará na história do Pará. Parabéns Adhemar um abraço