quinta-feira, julho 14, 2011

CAUSA MAIS PROVÁVEL DO DESASTRE DO VOO NOAR 4896

A causa mais provável do desastre com o LET 410 no voo Noar 4896 será facilmente explicado. Para melhor compreender a causa da falha há a necessidade de se conhecer como funciona o sistema propulsor em um avião turbo hélice. A turbina aciona um eixo que é acoplado a um conjunto de hélices propulsoras. Mesmo que a turbina esteja funcionado se o ângulo de ataque das hélices não estiver na posição correta o avião não terá empuxo, movimento ou arraste. Esse ângulo tem valores diferentes na decolagem e em velocidade de cruzeiro. Que viu o vídeo da queda do avião notou que ele vinha como uma folha seca, ou seja próximo a velocidade de stall e não caiu voando. A conversa do comandante  Brigadeiro Rivaldo com a torre dizendo que o avião apresentava problemas ao decolar quando é exigida potência máxima, as informações da Noar que o avião passou por uma manutenção demorada antes do voo, o depoimento do irmão do co-piloto Roberto Gonçalves que a aeronave vinha apresentando perda de potência em outros voos mais a informação segundo testemunhas que os motores faziam um barulho forte das turbinas e que no último momento o comandante desviou uma construção, são fortes indícios que o problema foi no sistema de controle do ângulo de ataque das hélices. Ou seja as turbinas estavam funcionando mas sem força propulsora das Hélices.


Nossas saudades e respeito a coragem do  Brigadeiro Rivaldo Paurílio Cardoso caminhante da orla de Boa Viagem.  
          

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