segunda-feira, setembro 06, 2010

DILMA E A CONFIABILIDADE DAS PESQUISAS




Recebi diversos emails perguntando-me se acredito na confiabilidade das pesquisas que apontam Dilma como eleita no primeiro turno. Gostaria de lembrar aos amigos de São Paulo que Mercadantes mesmo apoiado por Lula está levando a maior surra do Alckmim, desculpem, do Geraldo. O sucesso de Dilma entendam: É a falta de qualidade dos candidatos à presidente. Se fosse Aécio e Serra a coisa seria diferente.

Desde que eu me entendo como gente só existe um tipo de pesquisa que é a confiável, não manipulada e correta. É aquela em que o candidato de sua preferência está em primeiro lugar e com uma diferença considerável.

As pesquisas são feitas por diferentes orgãos, algumas encomendadas pelo governo, outras pela oposição, outras independentes. Assim os resultados são difícies de serem manipulados em valores consideráveis. Isso pode acontecer quando a diferença é pequena. Uma prova disso é que a maioria esmagadora daqueles que foram eleitos, sempre estavam bem ranqueados nas pesquisas.

Que a mídia e a divulgação dos resultados das pesquisas influenciam no eleitor indeciso, isso é uma verdade. Na minha opinião devia ser proibido a divulgação de resultado de pesquisas.

Mas acreditar que as pesquisas que mostram Dilma como eleita no primeiro turno é manipulação ou devido a metodologia utilizada é ingenuidade ou ignorância. Infelizmente, se eleita, ela vai estragar muita coisa boa que o Lula fez. Lembrem-se de Maluf e Pita e outros pés-nas-bundas de afilhados em padrinhos quando chegaram ao poder. Na minha opinião, só existe uma maneira de Dilma não ser presidente: Impugnando sua candidatura. Eu já tinha escrito: " O PMDB e Dilma são duas sucuris que vão engolir Lula ". Aguardem!!!!


[maoslimpasbrasil] MANIPULAÇÃO DE PESQUISAS- Edson acertou na mosca.
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Responder Mtnos Calil para maoslimpasbras.
mostrar detalhes 21:17 (9 horas atrás)

Dou um exemplo de como se manipula pesquisa eleitoral.
Em 1985 FHC era candidato a Prefeito apoiado pelo jornal FSP, contra Jânio Quadros.
Na ocasião eu fiz uma pesquisa que dava 3% de vantagem para Jânio, enquanto a pesquisa da Folha dava resultado inverso: 3% a favor de FHC.
A pesquisa foi manipulada pela Folha desta forma bastante simples: inflacionando-se, na amostra, as classes sociais de maior poder aquisitivo onde
estavam concentrados os votos de FHC.

As pesquisas atuais que apontam os três principais candidatos em primeiro, segundo e terceiro lugar estão todas corretas quanto à ordem dos 3.

Mas os dados até aqui coletados de forma alguma garantem a eleição de Dilma no primeiro turno.

A Marina está mantendo a mesma posição já há alguns meses porque a estratégia de marketing adotada por ela é perdedora, no sentido de evitar confronto com os adversários. É uma campanha medíocre e vazia de conteúdo (o tema do meio ambiente não é um diferencial significativo). A alternativa para evitar o confronto com os adversários seria CRIATIVIDADE, que está faltando a todas as campanhas, face à mediocrização do marketing eleitoral.

Tendências de pesquisas eleitorais como as atuais, SÓ SOFREM MODIFICAÇÕES SIGNIFICATIVAS SE HOUVER NA CAMPANHA ALGUM FATO NOVO RETUMBANTE.
Se Serra e Marina mantiverem esse mesmo tom até o final da campanha, Dilma será eleita no primeiro ou no segundo turno.

Abraços
M.Calil

Ps. Desculpe ter passado o palavrão na mensagem do Edson, , o qual já está sendo usado na mídia, mas obviamente aqui não somos guidados por mídia alguma.

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