sexta-feira, janeiro 22, 2016

POLÊMICA SOBRE DESASTRE COM AVIÃO DE EDUARDO CAMPOS

Eu tenho lido muito sobre este caso por ter passado mais de 30 anos de minha vida voando, ter alguns conhecimentos aeronáuticos com quase 8 mil horas de voo e conhecer centenas de pilotos com quem troco ideias. Um erro de projeto ocorre quando o comandante procede de acordo com o manual da aeronave e mesmo assim há um desastre. Boa parte das matérias do meu blog Causos e fatos, é relativa aos meus voos. Uma coisa nesta polêmica é separar o que são fatos e o que são suposições. Sito como fato por exemplo, o seguinte: O comandante da aeronave não fez o procedimento obrigatório e correto no check-in antes da decolagem. Decolou e durante todo o voo o gravador de voz permaneceu desativado, pois as duas horas que foram gravadas eram de outros voos. Embora não seja um item de segurança, ele deve estar obrigatoriamente ligado durante todo o voo. Caso estivesse ligado toda essa celeuma não existiria, pois ficaria gravado toda conversa de bordo e o que aconteceu. Agora pergunto: O que levaria o comandante a decolar sem o CVR - Cockpit Voice Recorder funcionando? O que o levaria a fazer um procedimento de aproximação errado para ganhar alguns minutos? Além disso quando arremeteu não o fez de acordo com o procedimento correto. Tem também outras dúvidas, segundo a perícia feita nos destroços flaps, conchas dos reversores e speedbrakes, itens usados para reduzir a velocidade da aeronave no pouso, estavam todos fechados. Que se chegue a uma conclusão verdadeira, mas na minha opinião o que houve foi pressa para cumprir com a agenda de Eduardo.

Nenhum comentário: