Eu tenho lido muito sobre este caso por ter passado mais de 30 anos de minha vida voando, ter alguns conhecimentos aeronáuticos com quase 8 mil horas de voo e conhecer centenas de pilotos com quem troco ideias. Um erro de projeto ocorre quando o comandante procede de acordo com o manual da aeronave e mesmo assim há um desastre. Boa parte das matérias do meu blog Causos e fatos, é relativa aos meus voos. Uma coisa nesta polêmica é separar o que são fatos e o que são suposições. Sito como fato por exemplo, o seguinte: O comandante da aeronave não fez o procedimento obrigatório e correto no check-in antes da decolagem. Decolou e durante todo o voo o gravador de voz permaneceu desativado, pois as duas horas que foram gravadas eram de outros voos. Embora não seja um item de segurança, ele deve estar obrigatoriamente ligado durante todo o voo. Caso estivesse ligado toda essa celeuma não existiria, pois ficaria gravado toda conversa de bordo e o que aconteceu. Agora pergunto: O que levaria o comandante a decolar sem o CVR - Cockpit Voice Recorder funcionando? O que o levaria a fazer um procedimento de aproximação errado para ganhar alguns minutos? Além disso quando arremeteu não o fez de acordo com o procedimento correto. Tem também outras dúvidas, segundo a perícia feita nos destroços flaps, conchas dos reversores e speedbrakes, itens usados para reduzir a velocidade da aeronave no pouso, estavam todos fechados. Que se chegue a uma conclusão verdadeira, mas na minha opinião o que houve foi pressa para cumprir com a agenda de Eduardo.
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