AQUI VOU EU TRANSAMAZÔNICA. Meu primeiro emprego foi como engenheiro de mecânico de campo para dar cobertura as máquinas Caterpillar vendidas pela Citreq, revendedor Caterpillar, para o Oitavo Batalhão de Engenharia de Construção ( 8o. BEC ) construindo a Santarém-Cuiabá e vários empreiteiros construindo a Transamazônica. O lado bom é que iria morar ou passar os fins de semana na minha querida Santarém. Hoje 21/06/2015, 40 anos depois, embarquei em uma confortável van em Altamira fui pela Transamazônica 370 km até Rurópolis no encontro com a Santarém Cuiabá e depois pela Santarém-Cuiabá mais 220 km até Santarém. A Santarém Cuiabá e a Transamazônica trouxeram grandes progressos para a região. Elas não foram asfaltadas porque naquela época o Brasil dependia de empréstimos externos (BID). Pressões das ONGs estrangeiras bloquearam os empréstimos externos que foram usados no sudeste em metrôs, estradas e pontes. O argumento de que AS OBRAS NA AMAZÔNIA IRIAM LIGAR O NADA AO COISA ALGUMA, ENQUANTO NO SUDESTE IRIAM BENEFICIAR MILHÕES DE PESSOAS. Eu sempre defendi que para ser ter alguma coisa temos que partir do nada. Bem saímos as 7:00 da manha e chegamos a Santarém as 17:00 com uma hora de almoço. Logo 600 km em 10 horas mostra que a estrada não está tão ruim com dizem. Na implantação da estrada diversas famílias do sul e sudeste foram assentadas em lotes e hoje são prósperos fazendeiros e agricultores ( cacau . Dois deles viajaram co0migo na van. Um deles proprietário da van, ia com sua filha que estuda medicina. Infelizmente a Usina Abraham Linconl que a Caterpillar ajudou a implantar administrar pelo governo faliu.
As vans são confortáveis e se tendo sorte encontra-se uma boa companhia para um bate papo. Eu encontrei uma professora que mora na cidade de Uruará, estuda via internet e faz as provas em Altamira. Pensei em alguns estudantes que tem a escola onde moram e ficam coçando o saco. Acabou a moleza e o asfalto cuidado para não errar a entrada da ponte.
Como a van não tem toalete, graças a Deus, pois quando tem é um cheiro horrível, ele faz pequenas paradas para aliviar a crise. Uma maior para almoço. Assim chegamos na Santarém Cuiabá cujos 220 km estão quase que totalmente asfaltado e com máquinas do 8o. BEC terminando os trechos.
As vans são confortáveis e se tendo sorte encontra-se uma boa companhia para um bate papo. Eu encontrei uma professora que mora na cidade de Uruará, estuda via internet e faz as provas em Altamira. Pensei em alguns estudantes que tem a escola onde moram e ficam coçando o saco. Acabou a moleza e o asfalto cuidado para não errar a entrada da ponte.
Como a van não tem toalete, graças a Deus, pois quando tem é um cheiro horrível, ele faz pequenas paradas para aliviar a crise. Uma maior para almoço. Assim chegamos na Santarém Cuiabá cujos 220 km estão quase que totalmente asfaltado e com máquinas do 8o. BEC terminando os trechos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário