quinta-feira, junho 25, 2015

TRANSAMAZÔNICA E SANTARÉM CUIABÁ, 40 ANOS DEPOIS

AQUI VOU EU TRANSAMAZÔNICA. Meu primeiro emprego foi como engenheiro de mecânico de campo para dar cobertura as máquinas Caterpillar vendidas pela Citreq, revendedor Caterpillar, para o Oitavo Batalhão de Engenharia de Construção ( 8o. BEC ) construindo a Santarém-Cuiabá e vários empreiteiros construindo a Transamazônica. O lado bom é que iria morar ou passar os fins de semana na minha querida Santarém. Hoje 21/06/2015, 40 anos depois, embarquei em uma confortável van em Altamira fui pela Transamazônica 370 km até Rurópolis no encontro com a Santarém Cuiabá e depois pela Santarém-Cuiabá mais 220 km até Santarém. A Santarém Cuiabá e a Transamazônica trouxeram grandes progressos para a região. Elas não foram asfaltadas porque naquela época o Brasil dependia de empréstimos externos (BID). Pressões das ONGs estrangeiras bloquearam os empréstimos externos que foram usados no sudeste em metrôs, estradas e pontes. O argumento de que AS OBRAS NA AMAZÔNIA IRIAM LIGAR O NADA AO COISA ALGUMA, ENQUANTO NO SUDESTE IRIAM BENEFICIAR MILHÕES DE PESSOAS. Eu sempre defendi que para ser ter alguma coisa temos que partir do nada. Bem saímos as 7:00 da manha e chegamos a Santarém as 17:00 com uma hora de almoço. Logo 600 km em 10 horas mostra que a estrada não está tão ruim com dizem. Na implantação da estrada diversas famílias do sul e sudeste foram assentadas em lotes e hoje são prósperos fazendeiros e agricultores ( cacau . Dois deles viajaram co0migo na van. Um deles proprietário da van, ia com sua filha que estuda medicina. Infelizmente a Usina Abraham Linconl que a Caterpillar ajudou a implantar administrar pelo governo faliu.
As vans são confortáveis e se tendo sorte  encontra-se uma boa companhia para um bate papo. Eu encontrei uma professora que mora na cidade de Uruará, estuda via internet e faz as provas em Altamira. Pensei em alguns estudantes que tem a escola onde moram e ficam coçando o saco. Acabou a moleza e o asfalto cuidado para não errar a entrada da ponte.
   


Como a van não tem toalete, graças a Deus, pois quando tem é um cheiro horrível, ele faz pequenas paradas para aliviar a crise. Uma maior para almoço. Assim chegamos na Santarém Cuiabá cujos 220 km estão quase que totalmente asfaltado e com máquinas do 8o. BEC terminando os trechos.
   





                  

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