domingo, março 22, 2015

APRENDA O IDIOMA CHINÊS, FALTA POUCO PARA A CHINA SER A PRIMEIRA POTÊNCIA ECONÔMICA DO MUNDO.

Hoje no Parque dos Coqueiros encontrei um grupo de lindas chinesas, que lecionam o idioma chinês na Universidade Federal de Pernambuco. Bonitas, simpáticas, sempre com um sorriso nos lábios que é uma tentação ser seus alunos. Um pouco do idioma:
O termo "mandarim" nasceu das relações comerciais entre portugueses e chineses no início do século XVII. Os comerciantes lusitanos aportavam... nas cidades chinesas em busca de chá, seda e outros artigos exóticos, e tratavam com funcionários determinados pelo governo imperial da China. Seus subordinados eram proibidos de entrar em contato com os forasteiros, e assim o comércio era feito apenas com os chineses QUE MANDAVAM, e assim o idioma utilizado por estes funcionários ficou conhecido como "MANDARIM". Outra versão largamente difundida para a origem da palavra é que ela viria originalmente do hindi "mantri", significando "conselheiro", "ministro de estado", passando então ao malaio "mantri", e então ao português "mandarim". O mandarim possui 80 000 (oitenta mil) caracteres, chamados de hanzis, dos quais 7 000 (sete mil) são mais usados.
Os principais dialetos do chinês são: Mandarim, considerado o idioma oficial da região de Beijing e, teoricamente, falado em toda a China, incluindo Taiwan, sendo também falado em Singapura; Cantonês, falado em Hong Kong, Macau e Cantão; Sichuanês, falado no centro da China (região de Sichuan e Chongqing); Hakka, falado no sudeste do país, especialmente na província de Cantão.

Nenhum comentário: