quinta-feira, janeiro 16, 2014

O Point do Pezão na praia de Boa Viagem

Li uma matéria no Jornal do Comércio sobre as atividades do permissionário da praia de Boa Viagem Carlos Vasconcelos, o Pezão, como é conhecido na sua área de atuação no Posto Sete desta praia. A impressão que tive é que viu que na praia de Boa Viagem existe um potencial enorme para se ganhar muito dinheiro com poucos custos e melhoramentos. Pezão fez um monte de coisas que não são permitido para os demais permissionários, mas criou o primeiro verdadeiro point na orla. Por outro lado Pezão poderia com sua estrutura melhorar o local onde ganha seu pão ou o seu caviar cuidando da limpeza e do meio ambiente. Assim escrevi a nota abaixo e enviei para os jornais pois Pezão tinha feito algumas coisas que eu tinha sugerido no governo de João Paulo.
Quando João Paulo era prefeito, eu participava do projeto de Requalificação da Orla de Boa Viagem. Eu apresentei um projeto piloto sugerindo sua implantação na extensão da área do projeto Parque dos Coqueiros entre as ruas Ayres de Brito e Ribeiro de Brito. Se o piloto desse certo seria seria implantado no resto da praia. Na opinião ele resolveria essa vergonhosa situação dos permissionários da praia. Muito simples. Esta área piloto seria loteada e cada lote seria entregue a um permissionário cadastrado. A área não poderia ser alugada ou usada por terceiros. Cada lote teria o patrocínio de uma cervejaria. A responsabilidade da limpeza da área seria do permissionário O projeto foi rejeitado porque segundo a PCR isso obrigaria os usuários a beberem uma só marca de cerveja ou refrigerante o que iria tolher sua liberdade. 
Pois bem junto com o Lions Cibernético Ambientalista, com o presidente do Lions Internacional (TAM), e a PCR plantamos 50 mudas de coqueiros na área do Pezão. 
Quando Pezão viu as mudas falou: o que fizeram com minha área !!! e foi a prefeitura reclamar. Renato Verçoza da Emlurb veio a praia mostrou que o plantio estava correto. Bem domingo fui a praia e infelizmente dos 50 coqueiros restam apenas dois, um deles com as cadeiras de pezão jogada em cima. Também convido aos leitores visitarem a área de pezão as 18:00 horas. Acho que quem tem que limpar a praia são os permissionários como também zelar pelo patrimônio público da área onde ganha o seu pão ou o seu caviar.


Esta matéria foi enviada para os jornais que foram publicadas com algumas opiniões e características de cada jornalista. Vi hoje um esclarecimento do assessor de imprensa de Pezão que me contestou sobre o número dos coqueiros e a limpeza da praia.
O plantio das 50 mudas de coqueiro não se deu exclusivamente na área
destinada à Barraca do Pezão, mas sim em um trecho da orla que vai daPadaria Boa Viagem ao Segundo Jardim;  Este esclarecimento não está baseado na verdade ou conhecimento do assunto. Plantamos mil coqueiros na área da padaria Boa Viagem ao terceiro jardim. No Posto Sete foram plantados 100 coqueiros sendo 50 na área do Pezão.
As mudas localizadas na área da Barraca do Pezão foram protegidas com a
colocação de cercas ao redor pelo Sr. Carlos Vasconcelos, o que, inclusive,
motivou uma felicitação do Sr. Edson ao Sr. Carlos, pela iniciativa; Realmente em algumas mudas foram colocadas uma cerquinha com madeira usadas que foram destruídas em pouco tempo pelos clientes sem nenhuma ação posterior. Vide foto para mostrar sua fragilidade
A Barraca do Pezão tem por hábito sempre limpar a área de uso antes e
depois do término do serviço, impreterivelmente, mostrando o compromisso
com o meio ambiente. Inclusive, o espaço é o único que possui chuveiro com
sensor de liga e desliga visando combater o desperdício de água; Esta afirmação é fácil de ser contestada. Pela manhã a praia de Boa Viagem é uma das mais limpas do Brasil pois além de ter um batalhão de garis que a limpam no inicio da noite ainda tem a limpeza do trator a noite.  Assim limpeza antes do serviço não existe. Depois do serviço infelizmente não tem também. Isso é visível a todos que frequentam a praia. Os fiscais da Vital firma tercerizadas para limpeza e o fiscal da prefeitura reclamam que o Pezão fica funcionando após o termino do expediente prejudicando a limpeza.
- Quanto ao fato de sua licença ser legal ou não não é do meu interesse saber quero apenas que Pezão cuide dos novos coqueiros que vamos plantar.   

Nenhum comentário: