sexta-feira, janeiro 22, 2010

QUEM DIRIGE MELHOR ELES OU ELAS ???

Estatística é uma ciência que tem que ser usada com bom senso, pois pode mostrar meias verdades dependendo da base usada para análise. Um caso humorístico foi o do fabricante da goiabada Piauiense, que garantia que o seu produto tinha 50 % de goiaba e 50 % de jerimun. Como o gosto parecia ser de jerimum puro, descobriu-se que o doce era feito com uma goiaba para cada um jerimum, que era realmente uma divisão de 50 % por unidade, não por volume.

Agora existe uma polêmica se as mulheres dirigem ou não melhor que os homens, baseado na informação que elas se envolvem menos em acidente. Isto é verdade??? Que são mais precavidas e cuidadosas, não tenho a menor dúvida. Que se envolvem menos em acidente, depende de que maneira como isto é medido.

Como regra geral, os homens dirigem muito mais km do que as mulheres. Apesar de ser um exemplo atípico, serve para ilustrar meu ponto de vista o seguinte fato. Viajei uma média de 7 mil km por mês entre Alagoas e Piaui acumulando aproximadamente 580 mil km em sete anos. Minha esposa dirigiu aproximadamente 600 km por mês ou 50 mil km no mesmo período. Graças a Deus ambos não se envolveram em nenhum acidente. Mas vamos supor que eu tivesse tido 3 envolvimentos e minha esposa 1.

Na estatística das seguradoras, eu teria me envolvido três vezes mais em acidentes do que minha esposa, baseados no fator tempo.

Na minha estatística, eu teria me envolvido em UM acidente para cada 193 mil km rodados. Minha esposa teria se envolvido em UM acidente para cada 50 mil km rodados. Neste caso eu estaria me baseando no tempo em que ambos efetivamente estariam dirigindo e o placar se inverteria..

PS - Não tente convencer sua esposa quanto a veracidade deste fato. Não esqueça que mais vale a harmonia no lar do que sua habilidade no volante.

2 comentários:

Unknown disse...

TRÂNSITO É HARMONIA
"Sabemos dirigir, mas não sabemos conviver. Contudo, trânsito não são veículos em movimento. Trânsito é um espaço de convivência humana e democrática, no qual nossas melhores – e piores – características são reveladas e ressaltadas . Em sabendo conviver, saberemos ser. Motoristas, pedestres, cidadãos. Aí poderemos todos, quiçá, viver no trânsito".

EDSON CAMPOS E SILVA disse...

Carla boa noite. Você sempre tem comentários inteligentes e conciliatórios. Tenho orgulho de ter você como minha seguidora