segunda-feira, março 02, 2020

VISITA A HIDRELÉTRICA BELO MONTE PELA AZUL NA TRANSAMAZÔNICA


A Usina Hidrelétrica de Belo Monte está localizada no rio Xingu há 70 KM da cidade de Altamira na rodovia Transamazônica no estado do Pará. É a primeira do Brasil em potência instalada com 11 mil MW o suficiente para 63 milhões de brasileiros e a quarta do mundo.
Ela poderia gerar o dobro da atual energia, se seu reservatório não fosse reduzido por Pressões Ambientais. Depois de muita pressão em Abril de 2010, o leilão foi vencido pela Norte Energia, Em 27 novembro de 2019, foi acionada a última turbina da usina, dando início à plena operação do empreendimento, tendo como capacidade total de geração 11.233 MW e 4.571 MW de energia assegurada, quantidade que pode ser comercializada pela empresa, e que pode atender 60 milhões de consumidores de 17 estados.
Devido as pressões ambientais para compensar o reservatório reduzido existe um projeto para construirem TERMOELÉTRICAS A GÁS no projeto. Minha turma de engenharia da Universidade Federal do Pará foi até Belo Monte no início das obras e agora discutir com o Prefeito de Altamira Domingo Juvenil de nossa turma e com a Norte Energia os problemas atuais.
Recebi reclamações das funcionárias do checks in de todas as empresas aereas que eu só colocava as fotos das aeromoças e que o Voo começava no CHECK IN. Justa reclamação agora elas vão estar no meu meu blog também. 
Decolamos de Belém no dia 20/02/2020 no EMB 195 da Azul para Altamira, com a excelente tripulação do Cmte Daniel de Gaspari Co-piloto Marcelo Ayres e três lindas e profissionais aeromoças, Jessica Maciel, Gabriela Canei e Angei Becker, que foram nossas seguranças e colírio para nossos olhos. Tiramos fotos com a tripulação.

Quando venho de Belém trago 100 bombons de cupuaçu que minha cunhada faz para mim. Quando os dou para mulheres bonitas ela ficam 3 dias apaixonadas por mim. Dou não Dou, Dei. Quase que elas por justa causa pernoitavam em Altamira. Confiram na foto.Visitamos toda a obra obra e fomos ciceroneado pelo Superintendente de Relações Institucionais da Presidência Eduardo Camillo que me confidenciou: Que nossa turma foi fundo nas perguntas.

Jantamos na casa do Juvenil e engordei 3 kg. Pato no Tucupi, Calderada de filhote, Muquequa etc em nome da turma EEUP 71 agradecemos o excelente voo, o prefeito Domingo Juvenil, sua Esposa Santa Rute pelo Jantar, funcionários do do Hotel Vale do Xingu.   


Nenhum comentário: