segunda-feira, maio 29, 2017

ZECA BBC DE SANTARÉM

Escrevi algumas mensagens no meu blog e Face book onde iniciava com o seguinte mote ¨ Esse tal de Edson Campos E Silva se não tivesse nascido teria sido feito na oficina do tio Zeca BBC. O objetivo era chamar a atenção dos leitores para o ZECA BBC. Zeca BBC de Santarém ou José da Costa Pereira era meu tio, irmão de minha Mãe Maria José e meu primeiro mestre em mecânica. Foi um dos homens mais inteligentes que conheci, razão porque eu teria que ser feito em sua oficina. A razão do nome ZECA BBC veio do fato de na segunda Guerra Mundial, ele era um entre os poucos habitantes de Santarém que possuíam aparelho de rádio, e vivia ligado no jornal da guerra, escutando as notícias do conflito pelas ondas médias da BBC de Londres. E nem bem acabava o noticiário, ele já saía espalhando pela cidade as novidades.
Como naquela época energia elétrica era um problema utilizava duas baterias de caminhão para garantir o funcionamento permanente do rádio. A melhor notícia que tio Zeca deu foi o FIM DA GUERRA.
Tio Zeca BBC era um dos homens mais bem informados em Santarém, mas não ficava com as informações apenas para o seu deleite e nem tirava proveito disso. Ouvia o noticiário e saía pelas ruas informando seus conterrâneos. Pela manhã, formavam-se rodinhas em torno do nosso personagem para ouví-lo narrar as notícias fresquinhas que vinham pelas ondas da rádio.
Duas paixões movimentaram a vida de tio Zeca: ajudar as pessoas a resolver problemas e buscar conhecimento. Era capaz de fechar sua oficina por dias para atender qualquer pessoa em dificuldade. Adorava resolver problemas alheios e para tanto, se especializou em mecânica, eletricidade, em fabricar peças em um torno e um sem números de habilidades que dominava como ninguém, a maioria delas aprendida por correspondência ou por curiosidade.
Consertava de um tudo. Os rádios, os aparelhos domésticos e até um Navio da Marinha que chegou em Santarém com problemas Tio Zeca BBC consertou e ficou amigo do Almirante. Fabricava peças e torneava eixo de navio, mas não se furtava em fabricar pião para a garotada se divertir.
Pessoas como o tio Zeca BBC, de vida simples, que usava o seu tempo e seus conhecimentos para consertar ou inventar coisas com objetivo de tornar a vida das outras pessoas e da sua comunidade um pouco melhor, chegou a ser vereador sem precisar de dinheiro de empresas, campanha cara ou de caixa dois, foi eleito pelos seus merecimentos, está fazendo muita falta nos nossos dias.
O apelido lhe caiu justo como uma luva. Aí, por pura intuição comercial, ele resolveu adotá-lo até mesmo nos seus negócios. Surgiu a Oficina Mecânica BBC, o Estaleiro BBC de Construção Naval e, na política, quando foi candidato a Vereador, sua chapa de votação tinha os registros de José da Costa Pereira, e o de Zeca BBC, como era mais conhecido. Foi eleito com votação arrasadora e quase sem sair de casa.
Tenho certeza que ele está ajudando São Pedro a melhorar o Paraíso.

Nenhum comentário: