sexta-feira, agosto 22, 2014

Amazônia, Air Canada Voo AC 0090, Toronto Guarulhos.

Antes do Governo Militar poucos brasileiros davam importância para a região amazônica porque argumentavam que fazer uma estrada na selva seria ligar o nada a coisa alguma sem retorno do investimento aplicado e assim pensavam sobre outros investimentos. A cobiça estrangeira era muito grande e grupos de ¨ religiosos e ambientalistas estrangeiros ¨ eram quem mais conheciam a região. Eu tive a oportunidade e orgulho de participar da integração da Amazônia ao Brasil com os militares e ser conhecedor das dificuldades enfrentadas pelo governo para conseguir os financiamentos estrangeiros visto que o Brasil naquela época não tinha o dinheiro que tem hoje. Assim surgiu a transamazônica que por falta de verbas e por pressão de ambientalista até hoje não foi asfaltada, a Santarém Cuiabá, a Manaus Porto Velho, a Manaus Caracaraí, a Perimetral Norte, a hidrelétrica de Tucuruí e a zona franca de Manaus que a transformou de uma pequena cidade na sexta capital brasileira em PIP sem agredir o meio ambiente. 





Para mim a mais importante era a Perimetral Norte pois era paralela as fronteiras do países ao norte do Brasil e que iria proteger Roraima a tão cobiçada principalmente pelo nióbio.





Ontem decolamos de Toronto e em nossa rota iríamos passar sobre Georgetown na Guiana e entrar no Brasil por Roraima mais ou  menos próximo da região onde construíram a ponte entre as cidades de Lethem na Guiana e Bonfim em Roraima e vim registrando a beleza da região Amazônia. Vejam que na foto a esquerda o momento em que iríamos sobrevoar minha cidade de Santarém na confluência do Rio Tapajós com o Amazonas. A direita o rio negro com Amazonas em Manaus e a esquerda Macapá e Belém.
Infelizmente ao chegar em Guarulhos acabei pegando um sacolão de outro passageiro que era igual ao de minha esposa e como hoje por redução de custo as empresas não tem mais ninguém para conferir se o recibo de bagagem confere com a bagagem recebida, trouxe para Recife o Sacolão e gastei mais de mil reais no processo de retificação. Tudo na próxima presto mais atenção. Nem sempre duas louras bonitas são a mesma mulher.

    

Nenhum comentário: