segunda-feira, agosto 06, 2012

O PERIGO QUE VEM DO CÉU

O perigo que vem do céuCoqueiros da praia de Boa Viagem estão carregados de cocos e se tornaram uma ameaça aos frequentadores
Desafio de plantar mil mudas por ano
Publicação: 06/08/2012 03:00
Idealizador do Parque dos Coqueiros, Campos já entrou em contato com a Emlurb (ANNACLARICE ALMEIDA/DP/D.A PRESS)
Idealizador do Parque dos Coqueiros, Campos já entrou em contato com a Emlurb
Edson Campos tem um sonho: tornar a praia de Boa Viagem a mais verde do país. Por isso, em julho do ano passado, lançou o desafio de plantar 1 mil mudas de coqueiros em 12 meses. Cumpriu a promessa, com apoio de outros moradores do bairro, amigos e da organização Lions Clubs International. Foram 210 colaboradores. A Emlurb foi responsável por estudar e definir em quais locais a plantação era apropriada. Agora, eles pretendem colocar mais 1 mil no mesmo espaço de tempo. “Quero uma área 100% verde”, disse. 

A ideia de Edson surgiu quando ele veio morar no Recife, em 1999. O aposentado comprou um apartamento de luxo em frente ao mar. Diariamente, ao amanhecer, caminhava pela orla, mas observava que faltavam locais com sombra. Foi aí que resolveu plantar quatro mudas. Cada uma levando a placa com o nome de um neto: João Vitor, Carlos Eduardo, Manoel e Marcos. Segundo ele, a felicidade das crianças chamou a atenção dos frequentadores da praia. 

“Outros avós resolveram fazer o mesmo. Quando vi, a orla estava cheia de coqueiros. Em cinco anos, já tínhamos 172 plantados”, contou. Em 2004, no entanto, um morador da localidade entrou com uma ação no Ministério Público de Pernambuco (MPPE) exigindo que as placas dos coqueiros fossem retiradas, pois causavam poluição visual. O pedido foi acatado. O órgão notificou os responsáveis e também a prefeitura. 

Apesar da ação, as plantações continuaram. Doações de sementes tornaram-se comuns. No último ano, por exemplo, foram gastos cerca de R$ 5 mil, sendo R$ 2 mil doados por um desembargador que mora em Boa Viagem. Hoje, o espaço tem extensão de 1,2 km. A promessa é de que seja ampliado no próximo ano.
Raphael Guerra
raphaelguerra.pe@dabr.com.br
Publicação: 06/08/2012 03:00
Moradores e banhistas
reclamam da situação e
relatam que por muito
pouco ainda não
houve acidentes (ANNACLARICE ALMEIDA/DP/D.A PRESS)
Moradores e banhistas reclamam da situação e relatam que por muito pouco ainda não houve acidentes
O raciocínio é unânime: dia ensolarado pede praia. Seja para garantir a marca da sunga ou do biquíni, ou ainda para sentar na cadeira e relaxar naquela sombra debaixo do coqueiro. Mas aí vai o alerta: moradores e banhistas da praia de Boa Viagem reclamam da falta de atenção da Prefeitura do Recife com os coqueiros da orla, que estão carregados de cocos. No mês passado, vários caíram. Por pouco, não houve acidentes. Apesar do atraso, a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), órgão responsável pela manutenção da área, garantiu que as podas já começaram neste fim de semana e devem ser estendidas até a próxima sexta-feira. 

Idealizador do Parque dos Coqueiros, ponto localizado em frente ao Hotel Internacional Palace, o aposentado Edson Campos e Silva fez a denúncia ao Diario. Ele foi responsável pela plantação de 1.257 mudas desde 1999, quando passou a morar no Recife. Para isso contou com a ajuda de amigos, familiares e outros frequentadores assíduos da praia. Todos unidos para diminuir a forte sensação de calor. 

A iniciativa logo teve apoio da prefeitura e passou a fazer parte do projeto de requalificação da orla. Com o atraso na podagem, o aposentado resolveu fazer um apelo para que as manutenções dos coqueiros sejam mais frequentes e evitem acidentes. “As podas precisam seguir uma programação. Em épocas de muita chuva ou ventos fortes, a tendência é de queda dos cocos. Quem não tiver atenção pode se machucar”, disse Edson, morador da Avenida Boa Viagem há 13 anos. 

Na semana passada, Edson Campos entrou em contato por telefone com a ouvidoria da Emlurb. “Receio pela segurança das pessoas que estão na praia. Nem todas estão atentas ao perigo”, ressaltou. 

Nos finais de semana, mesmo com o tempo nublado, o gerente de telemarketing Waldênio Menezes, 49, não deixa de frequentar a praia - programa de lazer preferido. Assim como Edson, ele também ajudou a plantar mudas, que, anos mais tarde, viraram coqueiros com ótimas sombras - uma opção para o sol escaldante. Ontem pela manhã, ele teve o cuidado de procurar um local sem riscos de acidentes para a família. “Uma ideia que a prefeitura poderia adotar é colher esses cocos e distribuir para os barraqueiros ou fazer uma ação social. Poderia entregar em asilos de idosos e creches, por exemplo”, pontuou. 

Por meio de nota, a assessoria de imprensa da Emlurb esclareceu que “os serviços de poda dos coqueiros da orla de Boa Viagem são realizados periodicamente”. O órgão informou ainda que, no último sábado, o trabalho foi iniciado com a poda de cerca de 50 coqueiros e “será estendido durante toda a semana para atender a todas as árvores que apresentam riscos de queda de cocos e palhas”.

Saiba mais

1.257 coqueiros plantados na praia de Boa Viagem
1,2km de extensão na orla
257 coqueiros foram plantados entre 1999 e 2011
1 mil foram plantados nos últimos 12 meses
1 mil novas mudas devem ser plantadas até julho de 2013

Características dos coqueiros


Origem asiática

Introduzido no Brasil em 1553
Fornece óleo, minerais, gorduras e vitaminas essenciais
A casca é usada na fabricação de cordas, tapetes, chapéus e encosto de veículos
O óleo é usado na produção de margarina, glicerol, cosméticos, detergentes, sabão, velas
Os solos mais adequados são de textura arenosa e areno-argilosa, com lençol freático de um a quatro metros de profundidade
Normalmente começam a produzir cocos a partir dos seis anos e meio
Em média, a produção anual é de 70 cocos
 (ANNACLARICE ALMEIDA/DP/D.A PRESS)

9 comentários:

EDSON CAMPOS E SILVA disse...

Enviado por: "Jorge Arthur Bergamo de Almeida" jorge.almeida@mme.gov.br
Ter, 7 de Ago de 2012 10:44 am



BOM DIA. PARABÉNS PELA BELA INICIATIVA. CASO OUTRAS MENTES TIVESSEM O MESMO OBJETIVO QUE O SENHOR TEVE NO PASSADO, CAMINHARIA MELHOR O MUNDO E AS PESSOAS.

De: maoslimpasbrasil@yahoogrupos.com.br [mailto:maoslimpasbrasil@yahoogrupos.com.br] Em nome de Raimundo Edson Pereira Campos e Silva
Enviada em: segunda-feira, 6 de agosto de 2012 08:37
Para: AAA Edson Campos e Silva
Assunto: [maoslimpasbrasil] O PERIGO QUE VEM DO CÉU - DIÁRIO DE PERNAMBUCO [1 Anexo]

EDSON CAMPOS E SILVA disse...

Em 7 de agosto de 2012 11:16, Laercio Soares Jr escreveu:

Caro Edson,

Sugiro que o parque dos coqueiros sejadenominado de agora em diante "Coqueiródromo" - assim como Riotem o seu Sabódromo, Recife passa a ter seu Coqueiródromo, que de acordocom os dados já ultrapassa os míseros mil metros da atração carioca. Alémdisso, vejo a queda de cocos na cabeça de alguns como providência divina!

Grande abraço

Laercio Soares Jr.
Product Engineering Supervisor
Phone: +55 19 2106 1702
Cell: + 55 19 8177 0893
email: soares_laercio_jr@cat.com

EDSON CAMPOS E SILVA disse...

Sergio L. Gomes



18:35 (16 horas atrás)




Responder









para mim










Voce é o cara Edson. Muito melhoragir e dar exemplo do que ficar pregando o evangelho. E quando vemo livro?

Abraço,
Sergio

EDSON CAMPOS E SILVA disse...

Quirino Ramos Maia professorquirino@hotmail.com por yahoogrupos.com.br



20:03 (15 horas atrás)




Responder









para MAUREN




















Cumprimentamos ao CL Edson, deste Lions Clube Cibernético ambientalista, bem como todos os Associados(a), pelo magnífico trabalho realizado. dando exemplo de Cidadania . Que os Coqueiros ai plantados venha abrilhantar cada bem mais esta belíssima Boa Viagem.

EDSON CAMPOS E SILVA disse...

10:40 (42 minutos atrás)




Responder









para mim












Gostaria que o nobre causídico, nos enviasse como fazer a doação ( valor unitário da muda ) e local para entregar o dinheiro ( depositar ou entregar pessoalmente ). Caso seja permitido enviarei para meus colegas/amigos bem como colocar no Facebook. Entendido?



Parabéns, um abraço



Epitacio





Com o valor da muda,a pessoa verá com quantas mudas ele pode participar.

EDSON CAMPOS E SILVA disse...

Emlurb responde

A Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) esclarece que o serviço de poda nos coqueiros da orla de Boa Viagem é realizado periodicamente. O órgão informa ainda que um serviço dessa natureza foi iniciado no sábado (04/08) e o trabalho irá se estender durante toda a semana para atender todas as árvores que apresentam riscos de quedas de cocos e de palhas. Durante o primeiro dia de trabalho, mais de 50 coqueiros já foram podados.
Assessoria de Imprensa

EDSON CAMPOS E SILVA disse...

Emlurb responde
A Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) esclarece ao leitor Edson Campos e Silva, autor da carta “Cocos no calçadão”, publicada nesta coluna quarta-feira passada, que o serviço de poda nos coqueiros da orla de Boa Viagem é realizado periodicamente. O órgão informa ainda que um serviço desta natureza foi iniciado no sábado, dia 04/08, e o trabalho irá se estender durante esta semana para atender todas as árvores que apresentam riscos de quedas de cocos e de palhas.
Assessoria de Imprensa da PCR

EDSON CAMPOS E SILVA disse...

Obrigado a Emlurb principalmente a Djaci gerente de podagem pelo contato telefônica. O usuário,a imprensa e o prestador de serviço quando trabalham como parceiros tem resultados positivos.

EDSON CAMPOS E SILVA disse...

Emlurb responde
A Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) esclarece ao leitor Edson Campos e Silva, autor da carta “Cocos no calçadão”, publicada nesta coluna quarta-feira passada, que o serviço de poda nos coqueiros da orla de Boa Viagem é realizado periodicamente. O órgão informa ainda que um serviço desta natureza foi iniciado no sábado, dia 04/08, e o trabalho irá se estender durante esta semana para atender todas as árvores que apresentam riscos de quedas de cocos e de palhas.
Assessoria de Imprensa da PCR