sexta-feira, novembro 04, 2011

PLEBISCITO NO PARÁ

O sr Nilton Márcio Vieira, escreveu no Jornal do Comércio de Pernambuco, que um "absurdo" vai acontecer dia 11/12/2011 quando um plebiscito vai ser realizado visando dividir o estado do Pará em dois. Ele conclama o eleitorado a dizer não. 
Como Paraense gostaria de esclarecer ao sr Nilton,  o seguinte:

- A área do Pará é de aproximadamente 1 milhão e 300 mil km quadrados. Pernambuco tem aproximadamente 100 mil km quadrados, ou seja no Pará cabe 13 Pernambucos.
- Apesar de ser um estado rico em minerais como ferro, bauxita, ouro etc, na pecuária, na agricultura, no potencial de seus rios e de suas florestas até hoje sua segunda cidade a minha querida Santarém, com 300 mil habitantes não é ligada por estrada asfaltada a capital Belém. Apesar de ter um imenso rio como o Tapajós de águas cristalinas, o abastecimento de água é deficiente. Apesar de ter duas hidrelétricas ( Tucuruí e Curuauna o fornecimento de energia é precário ) Aqui qualquer município de 20 mil habitante tem suas estradas asfaltadas. Sabe por que??? Porque o estado do Pará atual investe seus recursos na "Grande Belém Metropolitana".
- Outro grave erro sr Nilton. A proposta da divisão vai ser em três e não dois estados. Carajás, Tapajós e Pará, que mostra que o sr não pesquisou o assunto.      

Nenhum comentário: