sexta-feira, dezembro 28, 2012

O Arroto do Mar, Boa Viagem-Recife, versus Camburizinho - SP

DEIXE NA AREIA APENAS SUAS PEGADAS, NUNCA LIXO. 
QUEIME APENAS CALORIAS, NUNCA A VEGETAÇÃO. 
MATE SOMENTE O TEMPO, NUNCA OS ANIMAIS. 
TIRE SOMENTE FOTOS, NUNCA DEPREDE O MEIO AMBIENTE. 
Deus me deu o privilégio de morar na paradisíaca praia de Boa Viagem no Recife e ...... 


passar o natal, fim de ano e/ou férias na paradisíaca praia de Camburizinho no litoral norte de São Paulo com a Filha, genro e netos. Sei que Boa Viagem é a terceira praia mais movimentada do Brasil, só atrás de Copacabana (RJ) e Pitangueiras (SP). Camburizinho deve ter apenas 1 km, com problemas diferentes e menos complexos. Mas a limpeza de uma praia depende da cidadania e  Educação Ambiental dos seus moradores. Existe um fenômeno que se chama "Arroto do Mar ", identificado quando a maré sobe e o mar devolve a sujeira que jogam nele.
Em recife existe um sistema de limpeza exemplar e excelente. Garis e tratores recolhem toneladas de lixo durante o dia e a noite. Na manhã seguinte quando os banhistas chegam, Boa Viagem é uma das praias mais limpa do Brasil.


As 16:00 horas é uma verdadeira vergonha. Primeiro porque a maioria dos usuários não tem educação ambiental nem cultura de cidadania. Segundo porque aqueles que vendem seus produtos na praia não são obrigados a limpar a área onde ganham seu pão de cada dia. Quando a maré enche antes da limpeza dos garis este lixo vai para o mar e na maré cheia é devolvido a praia formando o famoso arroto do mar. 


Aqui em Camburizinho, os vendedores estacionários e usuários da praia recolhem seu lixo e depositam nos receptores próprios que trazem de casa, não é fornecido pela prefeitura, depois colocam nos coletores da prefeitura, que são recolhidos pelos garis. Assim temos praia limpa 24 horas/dia.

 O arroto do mar aqui, se resume em folhas e material orgânicos da vegetação que são limpos pela associação dos moradores de Camburizinho e não pela prefeitura.

EM SÍNTESE PRAIA OU CIDADE LIMPA, NÃO É FUNÇÃO DO NÚMERO DE PESSOAS QUE A LIMPAM MAS DAQUELES QUE EVITAM SUJÁ-LA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

6 comentários:

Anônimo disse...

Colocar a conscientização nas pessoas é uma obrigação de todos nós.
Permanecer com essa atitude é um dever da humanidade.
Parabéns por ver tanta imagem límpida e majestosa!Abraços fraternos,
CL – Heleno.
FELIZ 2013.

Anônimo disse...

Francisco Ilo Pinheiro Costa
18:23 (55 minutos atrás)
Responder
para mim
Parabens Edson, excelente materia. Um forte abraco ILO

Anônimo disse...

Caro Edson,

Essa mudança na educação do povo, creio que não teremos oportunidade de ver. O Poder Público muitas vezes faz sua parte, mas a sociedade estraga.
Vamos torcer para que nossos netos, já comecem a ver as coisas diferentes.

Abraços,
Carlindo

Anônimo disse...

Repassei sua critica a uma colega de São Paulo que ficou horrorizada com a sugeria que presenciamos quando dávamos uma caminhada pela areia no dia 24 às 13 horas mais ou menos.
Eng.Wellington Pereira Santos
INFRAERO
Superintendência Regional do Nordeste - SRNE
Gerência Regional de Engenharia
Fone: (81) 3322 4273 Fax: (81) 3322 4244
wpsantos@infraero.gov.br

Anônimo disse...

Não há duvidas Edson,
Sempre considerei esse negócio que tudo quem tem que fazer é o governo, como muito primitivo, e até mesmo paternalista. Falta de consciência cidadã. Ora quem detém o poder, faz como quer e para o que quer apenas.
E isto novamente estamos vendo o que tem ocorrido principalmente no RJ, mas tb eu outros locais do sudeste, onde o lixo impera, e aumenta as consequências das catástrofes naturais.
Ainda bem que Xerém aqui é só cozido.
Um beijo em Tana e Ediânia.
dy

Anônimo disse...

Edson, boa noite
Um feliz ano novo pra vc e toda sua familia
obrigado pelas fotos e realmente a educação da população é o principal foco que precisa ser trabalho, além do comercio que utiliza do espaço, mas não colabora com limpeza do local.
avelino