sábado, fevereiro 08, 2020

OITAVO BEC E A INTEGRAÇÃO DA AMAZÔNIA


OITAVO BEC – AMAZÔNIA, INTEGRAR PARA NÃO ENTREGAR.

Nasci na cidade de Santarém em uma família de 17 filhos. Como Trapicheiro meu pai e minha mãe educaram todos os filhos. Assim me formei em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Pará e fui trabalhar na Caterpillar uma multinacional de tratores de construção pesada.
Desta maneira participei da construção das estradas na Amazônia , Transamazônica, Santarém Cuiabá, Perimetral Norte, Manaus Caracarai etc etc etc. Eu me realizei trabalhando com o Oitavo Bec pelos seguintes motivos: Fui o Engenheiro que trouxe as primeiras 76 máquinas Caterpillar para Santarém para o início das obras. Era a redenção de minha terra Santarém que seria ligada ao SUDESTE MARAVILHA.

INTEGRAÇÃO DA AMAZÔNIA AO BRASIL. Naquela época até livros já eram escritos dando a Amazônia como área internacional. A presença maciça de estrangeiros era um grande perigo. Com a colonização da Amazônia com brasileiros vindos de vários estados foi um grande passo certo. Também estudávamos nas escolas que a Amazônia era uma grande planíce e descobrimos que era um grande planalto.  

Cheguei aqui trazendo 76 máquinas Caterpillar via marítima e descarregamos na praia do trapiche o que causou muita admiração. 
Hoje meio século depois visitei o Batalhão e fui homenageado pelo comando Tenente Coronel Figueiredo e Sargento Luís Carlos que prestaram uma homenagem que me tocou o coração.
Me presentearam com a Medalha de Honra do Batalhão e um lindo
BOOK DO EXÉRCITO BRASILEIRO. 

Hoje em Recife, vivo no meio militar, Quadra dos Coroneis do Comando Militar do nordeste, Senadinho, Coroneis Generais e Brigadeiros 
No CORE - Clube dos Oficiais da Reserva do exército, Comar etc com antigos militares com quem trabalhei ou conheci. 







SOU CONHECIDO EM RECIFE COMO O FAMOSO SUB-SOLDADO 116 DO TIRO DE GUERRA 190 DE SANTARÉM
  na próxima mensagem vou mostrar fotos da chegada das máquinas. 

Nenhum comentário: