segunda-feira, agosto 14, 2017

RORAIMA É ABASTECIDA COM ENERGIA DA VENEZUELA.

Em plena floresta Amazônica, com todo potencial energético brasileiro, Roraima é o único estado brasileiro não interligado com o sistema nacional de energia. Por incrível que pareça é interligado com A ENERGIA VENEZUELANA do COMPLEXO GURI.

Em 1995 os presidentes FHC, pelo Brasil, e Rafael Caldera, pela Venezuela, assinaram um conjunto de acordos para promover a INTEGRAÇÃO REGIONAL entre os dois países no âmbito do Mercosul.
Um dos itens principais do entendimento foi a construção de uma linha de transmissão de energia proveniente do Complexo Hidrelétrico de Guri, no sul da Venezuela, até Boa Vista. O objetivo era reduzir o uso de termolétricas caras e poluentes.

Entretanto devido problemas nas linhas de transmissão as térmicas não se conseguem evitar a queda do sistema em diversos momentos.
Como sempre houve grande reação dos ambientalista devido os índios. Inaugurada em 2001 pelos presidentes HUGO CHÁVEZ e FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, a linha de transmissão CUSTOU aproximadamente 200 MILHÕES DE DOLARES em investimentos e tinha como objetivo assegurar o suprimento de Roraima por 20 anos. Não sou fã do governo de MADURO, mas enquanto alguns brasileiros ficam discutindo os problemas internos da Venezuela se esquecem de que precisamos resolver os nossos.
E se maduro resolver apagar a luz de Roraima ???????

Nenhum comentário: