terça-feira, junho 23, 2015

BELO MONTE, REDENÇÃO ENERGÉTICA DO BRASIL


Dia 19/06/2015, uma turma da Escola de Engenharia Federal do Pará turma 1971, que faço parte, fez uma visita as obras de Belo Monte onde está sendo construída a famosa hidrelétrica de Belo Monte, na rodovia Transamazônica próximo aos municípios de Altamira e Vitória do Xingu. Participaram do evento 12 engenheiros: André Nunes (convidado), Benedito Vasconcellos, Carlindo Lins, Eduardo Tuma, Eli Oliveira de Oliveira Braga, João Nildo Vianna, José Alfredo, Milton Assunção, Nilo Sérgio Siso, Paulo Amorim, Telmo Oliveira, Waldemiro Gomes e Edson Campos E Silva. 
















A UHE Belo Monte é formada por dois Sítios. O Sitio Belo Monte com 18 turbinas, tipo Francis, que produzirão 11 mil MW de potência instalada e o sítio  Pimental com seis turbinas tipo Bulbo, que produzirão 236 MW de potência instalada. 
O valor da obra é de aproximadamente R$ 26 bilhões.



A boa nova é que a primeira turbina Bulbo começará a funcionar em Outubro de 2015 e as demais sucessivamente. Tivemos a felicidade de ver um D8K iniciado o fechamento do rio Xingu para o desvio das águas para as ensecadeiras onde estão as turbinas e outras abrindo a barragem para que cheguem lá. 






Fomos fidalgamente recebidos pela diretoria da Norte Energia que colocou o Antônio Moura, da diretoria de relações institucional para nos acompanhar. 
MEIO AMBIENTE : O potencial inicial de Belo Monte seria de 21 mil MW, o dobro da instalada atualmente de aproximadamente 11 mil MW ou seja no projeto antigo teríamos energia para 60 milhões de brasileiros. Com a redução teremos energia para aproximadamente 30 milhões de brasileiros. Esta redução foi em função do projeto ter sido mudado para FIO DE ÁGUA onde todo o fluxo de água do rio Xingu passa pelas turbinas não formando o lago e assim não inundando as terras indígenas.
BELO MONTE É CONSIDERADO A USINA MAIS ECOLÓGICA DO MUNDO. Agradecemos a todo o pessoal da NORTE ENERGIA pelo carinho e dedicação em nossa visita. 
  

Nenhum comentário: