quarta-feira, setembro 24, 2014

A INEFICÁCIA DO SISTEMA OPERACIONAL DA PCR-SECON

O sistema operacional da Secon, para liberação de uma licença para um evento ecológico educativo na praia de Boa Viagem pela PCR é do século passado e impede que cidadãos de boa vontade propiciem melhoramentos no Bairro. Entretanto aqueles que depredam o bem público ou o use em proveito próprio não são incomodados. O Parque dos Coqueiros realiza em parceira com os Lions pernambucanos e a Emlurb (PCR), eventos de plantio de Coqueiros na praia e o natal dos garis há quinze anos. Para se conseguir uma licença para um destes eventos, em um mundo informatizado onde a internet é o meio de se otimizar o serviço público, na Secon é uma dificuldade. Ainda são usados os ¨oficios¨. Temos que ir no bairro do IPSEP na 6a. Regional preencher um oficio¨manualmente¨, depois esse ofício vai para a diretoria da Secon na PCR via ¨malote¨ e retorna para a 6a. Regional do mesmo jeito. Aí você tem que ir ¨novamente¨ na 6a. Regional para saber se foi aprovado e pagar o uso do solo.Pergunto porque isso não é feito via internet ou a 6a. Regional não tem autoridade para decidir ? Infelizmente devido essa ineficácia da Secon, temos encontrado na atual administração muitos problemas nos últimos eventos. 
Em primeiro lugar gostaria de registrar que já plantamos na praia de Boa viagem 1257 coqueiros e realizamos, sempre que estou em Recife, um natal para os garis com distribuição de dezenas de cestas de natal e um lauto café com o patrocino da fundação FUBECA - Fundo do Bolso do Edson Campos e Amigos. 
- Fizemos uma evento chamado Verão Verde onde com os Lions Pernambucano plantamos 100 coqueiros. Passei por toda a maratona e ¨consegui a licença¨. No dia do evento eu estava com a licença no meu bolso todo licenciado. Estava andado no calçadão, visto que  extensão do plantio era de uma extensão considerável. Um governador de LIONS fazia a parte de educação ambiental dando uma palestra sobre meio ambiente com uma pequena mesinha no calçadão. Aí chegou uma equipe da Secon que não era da 6a. Regional. Eles pediram a licença ao governador e ele respondeu que estava comigo. Não tiveram o trabalho de andar 200 metros no calçadão para me procurar e fizeram uma atuação que estávamos vendendo mudas de árvores.  
- No natal dos garis foi outra briga. Queriam que eu pagasse a taxa do uso do solo e não concordei sendo dispensado posteriormente. A Frevioca que fazia parte do evento há dezenas de anos não poderia mais vir porque estava proibido o uso de trio elétrico em Boa Viagem. Resolvi contratar um pequeno carro de som. Ai eu teria que ir na PCR no centro fazer novo ofício. Foi quando Barbara Arrais da Emlurb, nossa parceira, conseguiu a liberação da Frevioca. Agora pergunto: Os trio elétricos da Marcha com Cristo, da Parada Gay e os carros de sons das propagandas políticas tocando músicas acima dos decibéis permitidos, isso pode !!!!!    
- Para não prolongar os casos, hoje 20/09/2014 fizemos um evento simples, sem som para comemorar os 15 anos do Parque dos Coqueiros. Crianças plantaram coqueiros doados pelas Emlurb, comemos salgadinhos e bebidas. Eu mandei um convite para todos os departamentos da PCR e recebemos como sempre só a visita do pessoal da Emlurb. Fomos novamente atuados pelo pessoal da 6a. regional por ter colocado 6 mesinhas onde estavam as bebidas e salgadinhos. Vale a pena registrar que não temos nada contra os fiscais da 6a. Regional que foram educados e profissionais, somos contra a sistemática operacional.  
Nas administrações passados João Paulo, Carlos Muniz, Roberto Gusmão, André Campos e outras pessoas da PCR resolviam isso em tempo recorde por Email e telefone, além disso eles participavam dos eventos, apesar de ter mandado convite para todos os departamentos da PCR só a Emlurb compareceu. Compreendo que com as eleições o pessoal está num corre-core.
- Hoje tomei uma decisão. Para evitar esse tipo de constrangimento na minha idade, não farei mais nenhum plantio com eventos educativos, plantarei somente unidades isoladas, nem os natais dos garis, até que haja uma mudança na atual administração ou na sistemática operacional. 
- Tenho oito netos, dois pernambucanos que estão no Canadá, 2 na Alemanha, e 3 cearenses em Fortaleza. Recebi há dois anos atrás no Parque dos Coqueiros a visita da secretária do Meio Ambiente de Fortaleza que se encantou com o projeto e me convidou para iniciar o Parque dos Coqueiros de Fortaleza para meus netos cearenses que me daria todo apoio que eu precisasse. Como meu filho, nora, netos e esposa, querem que eu vá morar em Fortaleza, pois aqui não temos parentes. Já comecei a filial do Parque dos Coqueiros de Fortaleza (foto), espero que a PCR não otimize minha mudança para lá.    
   

Nenhum comentário: