segunda-feira, setembro 02, 2013

Viagem de Catamarã, Santarém no rio Tapajós, Óbidos no Amazonas e Oriximiná no Trombeta

Continuando minha 16a. Lua de Mel, dia 26/08/2013 saímos de Santarém no rio Tapajós, com destino a Oriximiná no rio Trombeta com escala em Óbidos no rio Amazonas em um possante Catamarã da Viação Tapajós, sob a responsabilidade do comandante Jônatas Barroso e sua tripulação, Luiz Augusto e Benilson Melo.

O catamarã é muito bom com ar condicionado, poltronas confortáveis e velocidade de 25 kt diminuindo o tempo de viagem entre Santarém e Oriximiná de 10 horas dos barcos comuns para 4 horas no catamarã. Conforme navegando vamos deixando os demais barcos para trás.  


A paisagem é exuberante com os rios baixando, as terras várzeas aparecendo com seu verde mata, o gado sendo transferido das terras firmes para a várzea, as tartarugas começando a desovar e a fartura dos peixes.








O caboclo amazônida não tem medo de água, não é como o paulista que a cada chuva inunda tudo. Ele sabe que todo ano a cheia vem e já levanta suas casas em palafitas. O gado começa a engordar com o pasto novo e verde.





A volta foi com o comandante Miro e sua tripulação e cruzamos vários cargueiros que transportam bauxita de Porto Trombeta















 

Nenhum comentário: