terça-feira, outubro 09, 2012

Declarações de FHC sobre corrupção

FHC: sociedade é relativamente tolerante com a corrupção
Durante uma palestra no Instituto Unibanco, FHC fez uma palestra diferente das que costumo ouvir. Fez criticas positivas da experiência adquirida como presidente. Em resumo falou: " Que a corrupção não é coisa atual, ela aumentou em quantidade e qualidade. Que a sociedade é tolerante com a corrupção coisa quase banal. No Brasil não há ninguém preso por corrupção, porque tem uns que estão acima da lei. A corrupção passou a ser condição de governabilidade etc...etc.etc. "

Quantas verdades. Mas o que mais me chamou a atenção foi: " As instituições estão começando a funcionar. Não quero me referir ao mensalão por ser o mensalão. A Polícia Federal investigou, o Ministério Público acusou, o tribunal está julgando". 

Se estas instituições só agora estão começando a funcionar, significa que no governo FHC estavam inoperantes???? Se elas funcionassem no governo FHC estaríamos bem melhor agora???  Acho que político tem que ser assim antes de criticar reconhecer seus erros.

Veja a matéria completa:
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse na noite desta segunda-feira que a sociedade brasileira ainda é relativamente tolerante com a corrupção e citou o mensalão como exemplo. A declaração foi dada durante a I Jornada Ibmec Instituto Unibanco, no Museu Histórico Nacional, em que FHC proferiu palestra sobre educação.
- Se a população não fosse tolerante, não elegeria tantos políticos corruptos - disse o ex-presidente, interrompido por aplausos da plateia. - Por que todo mundo está olhando com uma certa surpresa quase uma coisa banal? O STF está julgando alguns acusados de corrupção. Não sei se é ou não (culpado). Mas, se for, tem que ir para a cadeia. Aqui, não há ninguém preso por corrupção. Se errou, tem que pagar. A pedra angular da democracia é a igualdade de todos perante a lei. Isso é difícílimo, porque aqui tem uns que estão acima da lei.
- Como o Brasil cresceu muito, a corrupção aumenta. Nunca houve tanto recurso disponível como hoje. Os recursos passam pelo setor público. Houve uma mudança da qualidade da corrupção. Ela passou a ser condição de governabilidade. É dramático. Deixou de ser um fato eventual, aqui ou ali, para ser uma negociação. Você nomeia para tal local, pois sabe que em tal local tem contratos. E quem está lá é obrigado a fazer contratos com pessoas que financiam campanhas.

As instituições estão começando a funcionar. Não quero me referir ao mensalão por ser o mensalão. A Polícia Federal investigou, o Ministério Público acusou, o tribunal está julgando: absolve um, condena outro. Como sou otimista, acho que vai melhorar. (O Globo)

Nenhum comentário: