quinta-feira, junho 28, 2012

NORDESTE DO BRASIL "EOLICADO"

Energia eólica é um tipo de energia produzida por um gerador elétrico que é acionado pelo vento. É uma energia limpa, mas que não pode ser usada como fonte e sim como complementar. O nome "Eólica" vem de Éolo, senhor da ilha Eólia que o Deus Grego  Zeus fizera o senhor dos ventos. Devido sua importância,  acho que deveria ser chamada de "Ventólica". 
O Brasil tem um potencial enorme para uso deste tipo de energia devido seu extenso litoral "ventílico". Indo de Recife para Fortaleza você encontra inúmeras plantas "ventólicas" nas belas praias do litoral. Só em Fortim e Canoa Quebrada temos centenas. Infelizmente essa ação tão importante para melhorar a vida do planeta pelos estados nordestinos não é devidamente divulgada. Vejam a exuberância e o tamanho da placa que indica um Parque Eólico Lagoa do Mato.      

2 comentários:

EDSON CAMPOS E SILVA disse...

Recebi dos sr Davi Squaiella da PMPSA um e-mail abaixo:

Davi Squaiella
28 jun (8 dias atrás)
Responder
para mim
olá Edson, boa noite,

seria interessante citar no seu artigo que temos aqui mesmo em Pernambuco (em Suape) um distrito eólico onde estão e serão instaladas empresas específicas para o desenvolvimento desta energia sustentável.

entre as empresas já instaladas está a IMPSA, fabricante de geradores eólicos da Argentina que está em Pernambuco desde 2008 (IMPSA Planta Suape III).

veja mais informações no site: http://www.impsa.com/pt/produtos/impsawind/SitePages/IMPSA%20Wind.aspx

abraço.
Davi

EDSON CAMPOS E SILVA disse...

Davi obrigado pelo material educativo e ilustrativo