quinta-feira, novembro 24, 2011


Terras nossos índios tem demais. O que falta é quem cuide deles decentemente. Tirar a blusa sem saber por que não vai adiantar.

Raposa-Serra do Sol, no estado de Roraima, é uma das maiores reservas indígenas brasileiras situada no nordeste de Roraima, envolvendo os municípios de Normandia, Pacaraima e Uiramutã e fazendo fronteira com a Venezuela e Guiana. Em 1998 no governo de FHC, a reserva foi demarcada como uma reserva "Contínua", podendo assim ser reconhecida como território internacional indígena, contrariando o exército brasileiro que alertou FHC para esse risco de segurança nacional. Entretanto a própria justiça embargou a criação de um pelotão de fronteira do exército em Uiramutã dentro da reserva. Em 2005 no governo Lula após intensa pressão das ONG estrangeiras ela foi homologada.  
Hoje aproximadamente 100 milhões de hectares ou 30 % da Amazônia são de reservas indígenas. No caso de Roraima são 104 mil km quadrados de terras indígenas ou seja 46,57 % das terras do estado, onde vivem 12 mil índios. Isso é no mínimo um grande "Indiofúndio". 
 

Nenhum comentário: