segunda-feira, dezembro 13, 2010

QUEM CONSTRUIU OU DESTRUIU SÃO PAULO
















Todos os estados brasileiros, principalmente as capitais, tem uma certa rivalidade com um dos vizinhos. Rio-São Paulo, Recife-Salvador, Belém-Manaus etc. Quem viaja pelo Brasil sabe que os paulistas tem a fama de ser " metido a besta " que é diferente de " abestado " por acharem que São Paulo é o centro do mundo. Conheço bem os paulistas, e sei que isso é fruto da ação de uma minoria que acaba criando a imagem de um todo.


Sabemos que a pujança econômica ou para alguns a desgraça ambiental por terem tranformado uma terra fértil e bonita em uma selva de pedra "invivivel " sem respeitar a natureza, é fruto dos " migrantes ".

Sempre que vou a Sampa, vou na  Villa Monteverde onde em 2006 com as crianças do condomínio implantamos o Parque dos Coqueiros do Murumbi-Recife, em uma praça anexa ao condomínio. Ali respeitam o verde. São 26 prédios de alto padrão, com uma arborização que o Niemeyer poderia ter usado no nosso Dona Lindu. O espaço é totalmente arborizado. Entretanto alí temos uma idéia sobre o que estamos falando. Cem por cento dos prédios tem nomes italianos: Piazza D`Ampezzo, Piazza Navona, Giardino di Capri, Giardino de Veneza etc. Vemos assim que essa obra foi feita com o poder do dinheiro dos migrantes Italianos e a força da mão de obra dos migrantes nordestinos. Jóia, progresso só com parceria. Estranho é que não encontrei nenhum com nome de : Peritoró, Xixi-Xique, Nova Iorque do Maranhão. Matutando com meus botões me lembrei de Zé Ramalho: " Tá vendo aquele colégio moço, eu também trabalhei lá, lá eu quase me arrebento... mas lá meus filhos não podem entrar". Ele tinha razão, mas graças a Deus.... hoje, meus netos moram lá.

COMENTÁRIOS DE:
Getulio Marques
Meu amigo Edson boa tarde.
Como sempre uma bela reportagem.
Apenas uma pequena retificação. Quem canta a musica mencionada, e o mineiro Ze Geraldo e a composiçao e do Lucio Batista.

O nome da musica é Construçao.
O grande cantor e compositor mencionado é o Ze Ramalho, primo da cantora paraibana Elba Ramalho.
Ze Ramalho compos grandes cançoes, mas nao esta em questao.
Um grande abraço Getulio
gemarqu@hotmail.com

Obrigado Getúlio. A música que me refiro é chamada de "cidadão " também do compositor Lúcio Batista, mas cantada por zé Ramalho.
Um abração... Edson
Zé Ramalho


CIDADÃO
Tá vendo aquele edifício moço
Ajudei a levantar
Foi um tempo de aflição, era quatro condução
Duas pra ir, duas pra voltar
Hoje depois dele pronto
Olho pra cima e fico tonto
Mas me vem um cidadão
E me diz desconfiado
"Tu tá aí admirado ou tá querendo roubar"
Meu domingo tá perdido, vou pra casa entristecido
Dá vontade de beber
E pra aumentar meu tédio
Eu nem posso olhar pro prédio que eu ajudei a fazer
Tá vendo aquele colégio moço
Eu também trabalhei lá
Lá eu quase me arrebento
Fiz a massa, pus cimento, ajudei a rebocar
Minha filha inocente vem pra mim toda contente
"Pai vou me matricular"
Mas me vem um cidadão:
"Criança de pé no chão aqui não pode estudar"
Essa dor doeu mais forte
Por que é que eu deixei o norte
Eu me pus a me dizer
Lá a seca castigava, mas o pouco que eu plantava
Tinha direito a comer
Tá vendo quela igreja moço, onde o padre diz amém
Pus o sino e o badalo, enchi minha mão de calo
Lá eu trabalhei também
Lá foi que valeu a pena, tem quermesse, tem novena
E o padre me deixa entrar
Foi lá que Cristo me disse:
"Rapaz deixe de tolice, não se deixe amendrontar
Fui eu quem criou a terra
Enchi o rio, fiz a serra, não deixei nada faltar
Hoje o homem criou asas e na maioria das casas
Eu também não posso entrar"

Nenhum comentário: