quarta-feira, novembro 10, 2010

THE LULA`S DAY AFTER, BY DANUZA LEÃO E EDSON CAMPOS

Dona Danuza, bom dia. Permita que a chame assim pois como temos aproximadamente da mesma idade devemos ter a mesma experiência de vida. Fiquei maravilhado com algumas de suas colocações na matéria abaixo e abismado com outras. Até parece que são duas pessoas diferente escrevendo o mesmo assunto. Sou cristão e fiz minha opção de vida pelos pobres e extropiados conforme Cristo ensinou em quase todo o evangelho e no sermão da montanha. Adoro as pessoas que são intelectuais e que usam essa dádiva recebida de Deus para ajudar aqueles que mais precisam tanto materialmente como espiritualmente. Tenho meus erros, pois por mais que me esforce não consigo vencer minha aversão pelos intelectuais que permitem que a vaidade e o orgulho turvem os seus espíritos ou almas. Cristo também experimentou esta aversão pelos Fariseus, que se "consideravam " os intelectuais da época. Para demonstrar isso com 12 homens rudes do povo, a maioria de pescadores, conseguiu fazer uma revolução que marcou o mundo.
Parabéns por sua frase, de que devemos desejar boa sorte a aquêles que representam a vontade da maioria do povo brasileiro mesmo que eles não representem a nossa. Mas continuando sua matéria parece que isso não for dito do fundo do seu coração.
Realmente a senhora sabe que o poder e a fama embriagam a alma. Felizes aqueles que sabem gerenciar isso quando eles começam a sumir. Também concordo que será muito difícil para um homem como Lula que veio do povão, que vai ficar na história como um dos maiores presidentes do Brasil, que se tornou uma celebridade mundial, que é amado pela maioria do povo brasileiro e odiado por uma minoria, ter que dormir como presidente e acordar como um brasileiro comum. Já vi muitas celebridades se desmoronarem com este problema, mas peço a Deus que dê muita luz para que ele possa superar isso.
Porém não concordo quando a senhora diz que Lula sonhou alto. Se Lula quisesse seria o presidente do Brasil por mais oito anos. Bastava dar uma de FHC e com um casuímo da re-eleição já assegurado pela jurisprudência do governo anterior e suportado por sua popularidade estaria eleito. Mas prefiriu não colocar essa mácula no seu curriculo. O que houve, a senhora sabe disso, é que por sua capacidade, competência e inteligência reconhecida no exterior, fizeram com que as maiores autoridades mundiais sugerissem que eles após o governo assumissem esses cargos que a senhora listou abaixo. Eu e o povo brasileiro o máximo que ouvimos foi que seu sonho seria morar em São Bernardo e ir para a arquibancada do Pacaembu torcer pelo nosso glorioso Timão.
Quanto a dona Marisa, não vou fazer nenhum comentário pois não costumo avaliar as pessoas por suas roupas. Gostei muito quando o papa João Paulo falou: Se todas as mulheres de presidentes fossem como a senhora seria um bom exemplo para manter a família unida e teríamos uma sociedade melhor. Entretanto ela foi recebida por reis, rainhas e as mais altas autoridades mundiais coisa que poucas mulheres brasileiras conseguiram. O fato dela não se misturar com as colunáveis da elite por certo gerou muito ciúme, coisa que é natural.
Assim, quando a senhora diz " vai Lula que estamos cansado de você ", Não está sendo sincera com sua primeira colococação de boa sorte. Diga, vai Lula que eu e meu grupo estamos cansados de você.
Eu, a senhora e a maioria da elite brasileira somos realmente felizes. Não vamos ter o problema de Lula ao deixar a presidencia. Ele, como é um homem de sucesso, celebridade mundial e famoso, vai precisar de muito equilíbrio ao acordar no Dia After não presidente, coisa que nunca vai acontecer conosco que somos um pouco mais do que simples números nos 180 milhões de brasileiros.

Edson Campos e Silva


É hoje
Que Deus proteja o Brasil. Quando novo presidente é eleito, tudo muda, para melhor ou para pior
BOA SORTE ao eleito de hoje.
Se for aquele em quem votei, ótimo; se não for, boa sorte assim mesmo, e que Deus proteja o Brasil -e nos proteja.
Hoje à noite, na hora em que Lula puser a cabeça no travesseiro, vai cair a ficha: agora é só uma questão de tempo, e pouco tempo.
Ele se acostumou com o sucesso e a popularidade, mas vai ter também que se acostumar a não ser mais presidente da República, só que não vai ser assim tão fácil. Para isso é preciso ter sabedoria e equilíbrio, qualidades que definitivamente o presidente não tem.
Lula sonhou alto; pretendia ser secretário-geral da ONU, pretendia que o Brasil fizesse parte do Conselho de Segurança, pretendia ganhar o Nobel da Paz, quis resolver o confronto no Oriente Médio, foi chamado por Obama de "o cara"; começou a se achar dono do mundo, meteu os pés pelas mãos e conseguiu, na hora de sair, ficar mal na foto. Bem mal.
Qualquer que seja o resultado de hoje, temos boas razões para comemorar. Não vamos mais ver na TV Lula andando com o microfone na mão, como se estivesse num auditório, dizendo "nunca antes nesse país", comparando tudo que acontece a um jogo de futebol, sem um pingo de graça.
Não vamos mais ver Marisa Letícia vestida de verde e amarelo nas comemorações da Independência ou de vermelho em carreata eleitoral, saudando o povo com os braços para o alto, como se fosse uma miss; sua voz, ninguém jamais ouviu, e seu único ato foi fazer um canteiro com uma estrela vermelha no jardim do Palácio da Alvorada. Que foi retirada, por sinal.
O Brasil, que já tinha ficado bem mal educado nos tempos de Collor, ficou ainda menos educado depois dos oito anos de Lula. A falta de cerimônia, os péssimos modos, a maneira de se dirigir a seus adversários, o pouco caso com que atropelou as leis eleitorais; dizer inverdades, agindo como se os fins justificassem quaisquer meios, e que a impunidade é lei. Tudo foi um péssimo exemplo.
Quando um novo presidente é eleito, tudo muda - para melhor ou para pior. Penso em Cristina Kirchner, que deve estar passando por maus momentos, em todos os sentidos. Como fará para governar o país, sem seu marido ao lado para encarar os problemas, maiores ou menores?
É o perigo de ser eleito/a um candidato/a que precisa de quem o dirija na hora do aperto, para que o país não fique à deriva. Já pensaram se a mulher de Joaquim Roriz vence a eleição no Distrito Federal e seu marido morre? Antes de votar, há que se pensar em tudo, até no que parece impossível poder acontecer. E se acontecer?
Lula deve estar cansado, merece umas férias, e será recebido com festa na Venezuela, em Cuba e também no Irã.
Vai, Lula, você merece: nós também estamos muito cansados de você.
PS - Não há mais o que falar sobre eleição; então, depois de votar, passe numa livraria e compre o livro "Contra um Mundo Melhor", de Luiz Felipe Pondé, editora Leya. Tive dificuldade em alguns trechos -difíceis para quem não tem uma grande cultura-, por isso aconselho a deixá-lo na mesa de cabeceira, pegar de vez em quando, abrir em qualquer página e reler. É uma leitura perturbadora, que nos faz pensar, o que fazemos pouco.
Dê a você essa chance, a de pensar. Juro que não dói.
danuza.leao@uol.com.br

Nenhum comentário: