sexta-feira, maio 28, 2010

LULA, OBAMA, EU e o URÂNIO DO GOLFO PÉRSICO


Acho que o Obama subestimou a capacidade de Lula de negociação e de ter sucesso neste acordo Iran-Brasil-Turquia. Ele, através de cartas enviadas para Lula e para o primeiro ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdgan Erogan, definiu os principais pontos a serem negociados. O objetivo principal era trocar 1,2 toneladas de urânio com baixo percentual de enriquecimento do Iran, por 120 kg de urânio enriquecido à 20 % pela Turquia. A 20% o urânio não pode ser usado para fins militares. Manchetes em jornais como: " Turco passou a perna em Lula e anunciou o acordo primeiro ". " As Nações Unidas saúdam os recentes esforços diplomáticos do Brasil e Turquia para refrear o programa nuclear Iraniano " mostram que Lula conseguiu o que ninguém acreditava. Logo, Obama como eu sub-estimamos Lula. Eu escrevi várias vezes que Lula nunca elegeria Dilma. Pois bem o Cara já enriqueceu Dilma com 37 % de urânio, digo Ibope.
Na minha opinião o Brasil deveria se manter afastado deste tipo de negociação, deixando-a para a ONU e USA. Não podemos esquecer que os USA invadiu o Iraque contrariando decisão da ONU e foi parceiro do Iraque na guerra contra o Iran. Prefiro uma bomba atômica nas mãos dos USA, do que nas do Iran.

Nenhum comentário: