quarta-feira, abril 07, 2010

A INTERNACIONALIZAÇÃO DA AMAZÔNIA



A internacionalização da Amazônia, que sempre foi um tema de debate mundial, agora ganha às páginas da mais recente obra de um dos maiores intelectuais vivos da história do País, o ex-governador do Pará, Jarbas Passarinho. O livro "Amazônia, Patrimônio Universal ?", pretende desmitificar e recontar fatos até então desconhecidos por muitos.

"É um livro extremamente polêmico. Porque eu destruo com documentos, pesquisei até o fim, mostro que a cobiça internacional, apresentada até então, é nada comparada com o que tem escrito aqui", alerta Passarinho, Acreano de Xapuri, de onde saiu por volta de 1920 para morar no Pará.

Entre as revelações contadas ao longo das 196 páginas, está a afirmação que no século 19, a Amazônia já era demarcada. Com 90 anos completos e debilitado fisicamente, Passarinho destacou durante o seu discurso que teve muita dificuldade para concluir essa obra. Confessou que não tinha muita expectativa de ver o seu livro publicado. O lançamento foi muito prestigiado por ministros de Estado, como o da Defesa, Nelson Jobim, senadores, deputados, jornalistas, familiares e admiradores.






Nenhum comentário: