terça-feira, março 30, 2010

A POLÍTICA NACIONAL DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS, Pós Cop 15








































Participei no dia 30/03/2010 do " Seminário PÓS - COP 15 - A Política Nacional de Mudanças Climáticas " coordenado pelo economista Josué Souto Maior Mussalem, na Academia Pernambucana de Ciências - APC. O objetivo do seminário foi discutir a política nacional de mudança climática PÓS - COP 15, ou seja um retrato atual do status mundial após a reunião de Copenhague, a COP 15.
Vários conferencistas de renome nacional e internacional proferiram várias palestras sobre Emissão de CO2, Biocombustíveis, energia alternativa, como a Sen Marina Silva, ex-ministra do meio ambiente e candidata a Presidencia do Brasil; Dra Suani Teixeira Coelho, Professora e Coordenadora do Centro Nacional de Referência em Biomassado do Instituto de Eletrotécnica e energia da Universidade de São Paulo ( CENBIO-IEE-USP ); Virgílio Viana, diretor geral da Fundação Amazonas Sustentável; Sen Bruno Araujo substituindo o sen João Tenório membro de diversas comissões de Biocombustível, Agricultura no senado federal; Professor Ivon d`Almeida Pires Filho, doutor em direito ambiental; Professor Terence Trennepohi, Senior Fellow da Universidade de Harvard; Eduardo Souza Leão Diretor da UNICA , Renato Augusto Ponte Cunha presidente do SINDAÇUCAR e Roberto Castro, CPFL Deputy Vice President .
Marina Silva, deu um exemplo de como deve se comportar um candidato a um cargo político. Falou mais de uma hora sobre a Amazônia, os programas ecológicos, suas desavenças com Dilma em Copenhage e foi aplaudida de Pé.
Virgílio Viana falou sobre o sucesso da política para manter o verde em pé no estado do Amazonas. Utiliza o Bolsa Floresta, que remunera os habitantes da região por seu trabalho e organiza as comunidades para a exploração e comercialização dos produtos da floresta. Mostrou que o estado tem uma area de apenas 2 % desmatada. Uma boa notícia é que a região sudeste só não vira uma area desértica devido a humidade da amazônia. Sugeri então que cobrassemos os royalties de nossa água para compensar o pré-sal.
Ivon Pires Filho, mostrou que uma lei em fase final de aprovação, vai proibir em Pernambuco qualquer edificação à 33 metros da maior maré da area costeira do estado.
Terence Trennepohi falou sobre a posição dos USA quando a emissão de CO2. Obama está a 180 graus de Bush e a favor da redução da emissão pelos USA, mesmo não tendo se comprometido com um valor defenido. USA e China são responsáveis por 45 % do volume de emissão, principalmente pela grande quantidade de carvão queimada.
Quem perdeu este seminário, por certo dificilmente terá outra oportunidade de ver um time de conferencista realmente por dentro de Amazônia e meio ambiente.



















Nenhum comentário: