quinta-feira, janeiro 14, 2010

GOVERNO MILITAR OU DEMOCRACIA COM CORRUPÇÃO

Está em moda se chamar o governo militar de ditadura. Na época dos militares no poder acontecia exatamente o contrário. Se dizia que comunista ou comunismo era sinônimo de coisa ruim ou até mesmo, que era gente que comia criancinha. Logicamente que estes extremos se chocam e a verdade está no meio, porque a história é contada por quem vence a guerra ou quem está no poder. Vivi as duas épocas e sei que houveram excessos de ambas as partes.

No governo militar, tínhamos segurança, desenvolvimento, ordem e principalmente não existia a atual corrupção institucionalizada. Entretanto a imprensa era controlada e censurada. Mas como o Brasil é o país dos contrastes, foi no governo militar que nasceram e se fortaleceram os grandes impérios de comunicação que temos hoje. Também a liberdade de expressão, principalmente a perseguição ao partido comunista ou aos comunistas, não era um exemplo de estado democrático pleno. Porém existia um congresso eleito pelo povo, que elegia o presidente. Desta maneira chamar de ditadura um governo que atuava com um congresso e que era criticado pela imprensa, para mim é excesso ou extremismo.

Este congresso em 1979 fez aprovar uma lei de ANISTIA, para fazer o país voltar a normalidade democrática. O objetivo era fazer com que os crimes e torturas feitas por ambos os lados fossem esquecidos, perdoados em benefício do país.

Com as diretas já, uma das promessas que ouvi, era que esse tipo de eleição iria dar legitimidade popular ao presidente eleito pelo povo ( Diretas ) e não pelo congresso (Indireta ) e seria uma panaceia para todos os males do Brasil.

Com a morte de Trancredo, começou o jogo das raposas políticas. Sarney se recusou a assumir a presidência, porque Trancredo não tinha sido empossado presidente. Ulisses convenceu a assumir sob o risco dos militares voltarem ao poder. Assim as diretas já começaram com um causuismo ou um jeitinho brasileiro.

Desenvolvimeto só aconteceu em rítmo bem tímido com o PAC de Lula. Em termos de segurança e ordem é uma vergonha nacional. Em termos de corrupção, não existe termo que possa definir sua grandeza.

Lula, só foi eleito presidente quando se afastou da esquerda radical do PT. Era o Lula Light. Votei contra Lula três vezes por causa da esquerda radical. Hoje sou SEU eleitor e admirador pelos benefícios que trouxe para o pais, para o nordeste e para os pobres.

Ao assinar este decreto causuista que é unilateral, pois pede para investigar só as torturas e os crimes militares, esquecendo o outro lado, é na mínha opinião um ato de gravíssima irresponsabilidade. Basta ler na mídia atual, que tem muita gente com saudade do governo militar, pela falta de confiança nos três poderes e pelo mar de lama no mundo político.

Nenhum comentário: